DOAR AGORA

FLD oferece curso sobre a metodologia da Nem tão Doce Lar para representantes da IECLB

FLD oferece curso sobre a metodologia da Nem tão Doce Lar para representantes da IECLB
16 de agosto de 2013 zweiarts

A FLD está promovendo o curso de multiplicadores/as da metodologia da exposição interativa Nem tão Doce Lar, que busca a denúncia e a superação da violência doméstica. O curso – destinado a representantes identificados pelos 18 sínodos da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IELCB) –, será realizado entre os dias 4 a 6 de outubro de 2013, em São Leopoldo (RS). A data final para indicação de participantes é 30 de agosto. Os nomes indicados, com seus emails pessoais, devem ser enviados para fld@fld.com.br até este dia.

Diante dos crescentes índices de violência doméstica em nosso país, as igrejas Cristãs são chamadas a testemunhar de forma profética a Boa Nova contida no evangelho de Jesus Cristo, que propõe vida digna a todas as pessoas. Conforme afirma o texto bíblico de João 10.10 “Eu vim para que tenham vida digna e a tenham em abundância.”

Ferramenta diaconal

A Nem tão Doce Lar é uma ferramenta diaconal de denúncia da violência doméstica, muitas vezes tornada invisível no âmbito social e religioso, e de anúncio de possibilidades de superação. Trata-se de uma exposição em que a réplica de uma casa é montada, apresentando cartazes com imagens e informações sobre o tema. A casa fica aberta à visitação e pessoas capacitadas fazem o acolhimento. A exposição foi criada pela antropóloga alemã Una Hombrecher. Originalmente chamada Rosentrasse (Rua das Rosas), a partir de 2006 transformou-se na exposição Nem tão Doce Lar.

Ao longo dos últimos anos, a Nem tão doce Lar tem se tornado uma importante ferramenta no âmbito da IECLB para evidenciar o necessário enfrentamento da violência doméstica, que produz dor e sofrimento, sobretudo, a mulheres, crianças, pessoas idosas e pessoas com deficiência. Para que a exposição possa ser montada em um número maior de comunidades, instituições e eventos sinodais é que a Coordenação de Gênero e a Coordenação da Pessoa com Deficiência/Secretaria de Ação Comunitária/Secretaria Geral da IECLB, a Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas (OASE/IECLB), Casa Matriz de Diaconisas e FLD estão juntas, propondo a realização de um curso específico de formação de pessoas que possam, em âmbito sinodal, apoiar e orientar a organização das exposições.

Promotores do curso assumirão despesas

Todas as despesas para a participação dos/as representantes dos sínodos serão assumidas pelas organizações/coordenações apresentadas acima. Espera-se que a pessoa convidada pelo sínodo possa ter disponibilidade integral de participar do curso, bem como de atuar de forma voluntária na organização de exposições. A FLD será a organização de referência no que diz respeito às atividades futuras envolvendo a Nem tão Doce Lar. Para mais informações sobre a exposição convidamos a visitar o link: http://fld.com.br/index.php/fld/nemtaodocelar/.