DOAR AGORA

Gesto da Comunidade de Passo Fundo (IECLB) é compromisso diaconal de transformação

Gesto da Comunidade de Passo Fundo (IECLB) é compromisso diaconal de transformação
23 de agosto de 2013 zweiarts

Uma iniciativa dos membros da Comunidade de Passo Fundo (RS), vinculada ao Sínodo Planalto Rio-Grandense da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), vai contribuir para o fortalecimento de grupos e de associações apoiadas pela FLD. E quando se lê grupos e associações, leia-se homens e mulheres – que buscam uma vida digna em situações desfavoráveis, impostas por uma sociedade desigual e injusta.

O gesto é resultado de uma decisão cheia de compromisso. A Comunidade de Passo Fundo acolheu a proposta do pastor José Kowalska, de destinar ofertas locais para organizações mais próximas, tanto geograficamente quanto no que se refere a vínculos confessionais. Na lista, está o Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (CAPA)/Núcleo Erexim, a Casa da Criança em Passo Fundo, a Obra Gustavo Adolfo e a Sociedade Beneficente Pella Bethania, em Taquari, entre outros.

Ao refletir sobre o slogan da campanha da destinação destas ofertas – Vale a pena ajudar quem ajuda! – o pastor sugeriu a inclusão da FLD na lista. “Afinal, é uma instituição que ajuda”, disse.

“Ouvi falar sobre o trabalho da FLD quando trabalhava no Rio de Janeiro, mas ali ainda o sentimento é que ela estava longe das comunidades da IECLB.” Ao se mudar para o sul, no entanto, a visão mudou. “Sei das atividades da FLD não relacionadas com comunidades, mas tomei mais conhecimento e soube que nós, como sínodo, somos parceiros e parte da FLD. Soube, há pouco tempo, do bom trabalho feito em Giruá com o projeto Cio da Terra e vi que a FLD realmente tem elos fortes com as comunidades luteranas.”

De acordo com o pastor Kowalska, muito do trabalho é divulgado no site da Fundação e no Portal Luteranos. Mesmo assim, é preciso ampliar a comunicação junto às comunidades. “É preciso que mais pessoas possam saber do bonito labor que a FLD realiza.”

Outras comunidades e sínodos destinaram ofertas para o trabalho da FLD em 2012: a Comunidade de Sinop (Mato Grosso), em agradecimento aos diversos apoios ali recebidos, os sínodos Sul-Rio-Grandense, Norte Catarinense e Brasil Central. O Sínodo Nordeste Gaúcho, por iniciativa do pastor sinodal Altemir Labes, animado pela sua Diretoria, tem buscado fortalecer a Rede de Comércio Justo e Solidário: entrelaçando Comunidades (veja mais em www.comerciojustofld.com.br), que atua com iniciativas de Economia Solidária luteranas e não-luteranas. Uma das ações é o Concerto da Solidariedade, no dia 31 de agosto, em Nova Petrópolis (RS), organizado e promovido pelo sínodo – que vai destinar doações para a rede (para ampliar o número de grupos) e vai contratar um grupo da Economia Solidária para preparar o coquetel da noite, que marca o lançamento do Dia da Igreja 2014.

Foto: José Kowalska. A foto mostra membros da Comunidade de Passo Fundo no Domingo de Ramos, em 2013.