DOAR AGORA

Grife Flores Negras divulga vestuário da cultura afro e promove geração de renda

Grife Flores Negras divulga vestuário da cultura afro e promove geração de renda
23 de setembro de 2013 zweiarts

Uma iniciativa está dando o que falar: é a grife Flores Negras, especializada em roupas com inspiração afro – em cores, grafismos e modelagem –. Lançada em julho de 2013 pelo Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (CAPA)/Núcleo Pelotas, em parceria com o Fundo Sociambiental (FSA) da CAIXA, a grife faz parte do projeto Costurando o desenvolvimento: uma ação das mulheres quilombolas do Extremo Sul do Rio Grande do Sul.

O projeto abrange cinco comunidades quilombolas de São Lourenço do Sul, Pelotas e Canguçu, assessoradas pelo CAPA, e beneficia diretamente 50 famílias e, indiretamente, outras 130. As atividades, desenvolvidas em Rincão das Almas, Torrão, Moçambique, Cerro das Velhas e Algodão, são voltadas para o resgate da autoestima, reeducação ambiental aliada à produção sustentável e geração de trabalho e renda.

Com habilidade especial para o artesanato, um grupo de 30 mulheres quilombolas recebeu formação em costura e cultura, com o objetivo de aprender e aprimorar a identidade técnica das peças produzidas. As oficinas, ministradas por profissionais especializados em história e vestuário afro, possibilitaram a criação dos modelos específicos, em tecido e lã de ovelha. As peças foram apresentadas pelas próprias artesãs, no lançamento realizado em Pelotas, no dia 25 de julho.

Na ocasião, a moradora do Quilombo Moçambique, Maria Conceição Duarte da Rosa, 69 anos, demonstrou orgulho: “é ótimo participar de algo assim, até para alguém da minha idade”. Para Eduarda Rodrigues Ribeiro, 15 anos, do Quilombo Rincão das Almas, a influência da avó foi importante para que ela participasse do grupo. “Minha avó mora perto e foi com ela que aprendi a fazer lã e linha”, disse.

Sobre o projeto

O projeto Costurando o desenvolvimento do CAPA recebeu apoio a partir de um processo de avaliação e seleção da Chamada Pública 001/2011, do FSA da CAIXA, que tem por objetivo fortalecer e incentivar ações que visem a consolidação de “uma sociedade economicamente viável, socialmente justa e ambientalmente equilibrada”.

Onde encontrar

O grupo está comercializando roupas femininas, masculinas e infantis. As peças e outros itens de artesanato podem ser encontrados no site www.floresnegras.com.br. Encomendas devem ser feitas pelo email griffefloresnegras@gmail.com. Telefone para contato: (53) 3027-1895.

Fonte: http://www.capa.org.br

 

Foto: Elias Wojahn