DOAR AGORA

Grupo Agir, CAPA e FLD realizam feira de produtos orgânicos na Paróquia Matriz

Grupo Agir, CAPA e FLD realizam feira de produtos orgânicos na Paróquia Matriz
21 de março de 2013 zweiarts

Um grupo de jovens adultas/os – o Agir – vinculado à Paróquia Matriz da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), em Porto Alegre (RS), promoveu, no dia 17 de março, em parceria com a Ecovale, o Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (CAPA) e a Fundação Luterana de Diaconia (FLD), a primeira feira de produtos orgânicos da sua comunidade. A proposta está integrada à Rede de Comércio Justo e Solidário, que está sendo organizada pela FLD com empreendimentos da Economia Solidária e comunidades luteranas.

O evento foi resultado direto de uma visita realizada pelo grupo às cidades de Santa Cruz do Sul (RS) e Venâncio Aires (RS), com a intenção de conhecer o trabalho desenvolvido pela Cooperativa Ecovale. Com o apoio do CAPA, que é vinculado à IECLB, a Ecovale une, em regime cooperativo, agricultores familiares dispostos ao plantio e à comercialização de produtos orgânicos, respeitando o meio-ambiente e as peculiaridades locais.

A feira ocorreu após a celebração do culto dominical e teve excelente repercussão, contando, inclusive, com a presença do secretário executivo da FLD, Carlos Bock, e do coordenador do CAPA/Santa Cruz, Sighard Hermany.

Além da ideia, as jovens e os jovens do Agir assumiram a tarefa de comercializar os produtos, que incluíram geleias, cereais, sucos etc., todos livres de agrotóxicos. “Vendemos tudo, e muito rapidamente”, comemoraram. “Isso demonstra o interesse dos membros pela defesa de um comércio diferenciado, que valoriza os produtores familiares e promove práticas agrícolas e comerciais sustentáveis”.

Já está prevista a realização de outra feira para o dia 21 de abril, também na Paróquia Matriz, e encontra-se em estudo a implementação de um sistema de “compras coletivas”. Todos estão convidados para conhecer o trabalho desenvolvido, auxiliando no seu constante aprimoramento e expansão.

Texto e fotos: Érico Loyola, com a colaboração de outros integrantes do Grupo Agir