DOAR AGORA

Grupo AGIR realiza 2ª feira ecológica em parceria com o CAPA e a FLD

Grupo AGIR realiza 2ª feira ecológica em parceria com o CAPA e a FLD
24 de abril de 2013 zweiarts

No dia 21 de abril, o grupo de jovens AGIR realizou a 2ª edição da feira de produtos orgânicos da Paróquia Matriz da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), de Porto Alegre (RS). O evento, promovido em parceria com o Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (CAPA) e a Fundação Luterana de Diaconia (FLD), ocorreu durante o almoço dominical comunitário, em um momento de confraternização.

A iniciativa se insere na Rede de Comércio Justo e Solidário, organizada pela FLD junto com empreendimentos voltados a práticas de Economia Solidária, e recebe apoio da Igreja Evangélica Luterana na América (ELCA) e do Sínodo Nordeste Gaúcho.

A feira, que tem se firmado no calendário da Paróquia Matriz, tem por foco a comercialização de uma série de produtos agrícolas produzidos sob a marca Ecovale, que, com o auxílio direto do CAPA, vincula pequenos agricultores das regiões de Santa Cruz do Sul (RS) e Venâncio Aires (RS). 

“A venda de produtos orgânicos incentiva a reflexão sobre hábitos de consumo e alimentares da comunidade, através do acesso e conhecimento da origem, benefícios e cultivo dos mesmos”, afirmou Aline Lena, uma das participantes do Grupo AGIR. “Além disso, a expansão da comercialização destes produtos também beneficia e valoriza a dedicação das famílias que cooperam e contribuem para o desenvolvimento sustentável em todas as suas dimensões”, prossegue Aline.

Com a consolidação do evento no calendário da paróquia, e a internalização na comunidade da importância de se adotar práticas comerciais que se mostrem justas e solidárias, já está prevista, para o dia 26 de maio, a realização da terceira edição da feira, que também ocorrerá na Paróquia Matriz. 

O valor obtido com as vendas é repassado integralmente para a cooperativa Ecovale. A ação dos e das participantes do AGIR é totalmente voluntária.

Texto e fotos: Érico Loyola, integrante do Grupo AGIR e comunicador voluntário da FLD. O AGIR é composto por jovens luteranos e luteranas vinculados/as à Paróquia Matriz (Sínodo Rio dos Sinos), e tem como objetivo discutir e trabalhar temas atuais a partir de uma visão cristã e de transformação do mundo.