DOAR AGORA

II Encontro de Terapias na IECLB é realizado no Espírito Santo

II Encontro de Terapias na IECLB é realizado no Espírito Santo
7 de junho de 2013 zweiarts

Em maio de 2012 o I Encontro de Terapias na IECLB (Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil) foi realizado em Teutônia, no Rio Grande do Sul, reunindo experiências consolidadas deste estado e do estado do Espírito Santo, além da participação da Coordenação de Diaconia/Secretaria de Ação Comunitária da Secretaria Geral da IECLB. De 30 de maio a 2 de junho de 2013, o II Encontro de Terapias na IECLB ocorreu no Espírito Santo e reuniu um grupo ainda maior de pessoas e organizações vinculadas a IECLB, que encontraram-se primeiramente no município de Vila Pavão. Participaram dos diálogos e trocas de experiência representantes de grupos que atuam com alimentação e saúde em municípios da região centro e norte do RS, da Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas (OASE) de Teutônia (RS) e do Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (CAPA)/Núcleo Santa Cruz do Sul (RS). Participaram também representantes da região norte e da capital do estado do Espírito Santo, da Associação Central de Saúde Alternativa do Espírito Santo (Acesa)/Núcleos Vila Pavão e Pancas (ES) e da Associação Diacônica Luterana (ADL) localizada em de Serra Pelada – Afonso Cláudio (ES) do Albergue Martim Lutero localizado em Vitória (ES).

A paróquia luterana de Vila Pavão sediou os primeiros diálogos, com o apoio dos pastores Ênio Fuchs e Renato Nass. Também esteve presente a assessora de projetos da Fundação Luterana de Diaconia (FLD), Juliana Mazurana.

Pastor Leonídio Gaede conduziu os trabalhos, que incluíram visita a área de horto, viveiro e sala de secagem de plantas medicinais em Vila Pavão, onde a Acesa desenvolve o trabalho em parceria com a Prefeitura Municipal. No terceiro dia, em São Gabriel da Palha, Genilza Matiello apresentou a sede da Acesa, com estrutura para manipulação e atendimento, de onde o grupo seguiu para o município de Pancas, para a propriedade da família da Edna e Valdemar Verfloet. A família e o grupo de mulheres de Pancas ofereceu ao grupo banho de argila (geoterapia), massagens e caminhada terapêutica na mata atlântica. No último dia, foi possível conhecer o trabalho coordenado pelo pastor João Paulo Auler no Albergue Martim Lutero, em Vitória.

Durante o período foi muito rica a troca de conhecimentos, experiências e ideias, constituindo-se a partir daí uma rede por uma Pastoral da Saúde na IECLB. Para dar seguimento aos diálogos e às ações necessárias e apontadas por esta rede, foi criado um grupo de trabalho composto por Edna Verfloet, pastor João Paulo Auler e Cleci Koch. A FLD será instituição de apoio deste GT.

A rede por uma Pastoral da Saúde na IECLB é uma proposta de unir pessoas e grupos que se dedicam, no âmbito da IECLB, em qualquer região do Brasil, à busca e promoção de saúde, através metodologias comunitárias e técnicas conhecidas como alternativas. Para saber mais, acesse o blog http://terapiasieclb.blogspot.com.br/