DOAR AGORA

Imagens em destaque: reunião do Serviço Mundial da FLM em Mianmar

Imagens em destaque: reunião do Serviço Mundial da FLM em Mianmar
25 de janeiro de 2013 zweiarts

O secretário executivo da FLD, Carlos Gilberto Bock, integra o Comitê do Serviço Mundial* da Federação Luterana Mundial (FLM), tendo participado da reunião realizada em Mianmar, entre 10 e 20 de janeiro de 2013. Ele conta um pouco sobre a experiência:

“Mianmar (ex-Birmânia) é um dos países mais pobre da Ásia, composto por diversas etnias, e majoritariamente budista. O Serviço Mundial da FLM está presente no país desde 2008, depois que o mesmo foi duramente atingido por um ciclone. Ao trabalho de ajuda humanitária em situação de desastre, segue hoje um trabalho de promoção de desenvolvimento socioeconômico, sobretudo com população ribeirinha. Tivemos a possibilidade de visitar algumas comunidades e constatar o quanto o seu empoderamento e a sua organização fazem a diferença. O país e estas comunidades têm um longo caminho pela frente para a superação da miséria mais absoluta. A ajuda da cooperação internacional é de fundamental importância para este processo. “

Curiosidades à parte: pagode em Mianmar não é o estilo musical que temos no Brasil, antes é uma torre que normalmente tem um sentido religioso (budista). Em Yangon, está localizado um Pagode (ou Pagoda Shwedagon) que é um monumento histórico e religioso.

*O Serviço Mundial da FLM atua em âmbito global na promoção do desenvolvimento e da ajuda humanitária, em países empobrecidos, na África, na Ásia, no Oriente Médio e na América Latina.