DOAR AGORA

Inscrições abertas: Oficina de Apoio Psicossocial de Base Comunitária em Emergências

Inscrições abertas: Oficina de Apoio Psicossocial de Base Comunitária em Emergências
8 de maio de 2013 zweiarts

O primeiro furacão na América do Sul, o Catarina em 2004, que atingiu o sul do litoral de Santa Catarina e o nordeste do Rio Grande do Sul não foi um evento trágico isolado. No Rio de Janeiro inundações e deslizamentos impactam os habitantes em vários pontos do Estado, todos os anos, deixando marcas dolorosas como naquele janeiro de 2011 quando se registrou centenas de mortes. As populações do interior do País também estão vulneráveis. São Lourenço do Sul, situado no sudeste gaúcho, teve reconstruída a infraestrutura do município um ano depois, 2012, da grande enchente que alagou 60% da cidade e deixou milhares de pessoas desalojadas. 

Por conta dessa realidade, a FLD, que atua em todo o Brasil na área de desenvolvimento, vem assumindo o desafio de atuar também na ajuda humanitária em situações de desastres. Para tanto, um projeto de capacitação vem sendo executado com apoio da Ajuda da Igreja Norueguesa (AIN). Em 2012 o projeto recebeu também uma oferta do Sínodo Brasil Central. Em 2011, um mecanismo de atuação foi elaborado e prevê que a ênfase da atuação se dê na perspectiva não só da resposta a desastres, mas também da prevenção, preparação e reabilitação, sustentadas na abordagem de Apoio Psicossocial de Base Comunitária. A capacitação de membros da equipe da FLD nesta área se deu em 2012 junto à Aliança ACT, com o suporte e formação pela Igreja da Suécia.

O apoio psicossocial de base comunitária acrescenta uma dimensão mental e social para a tradicional ajuda humanitária voltada para as necessidades materiais e tem assumido uma importância considerável, como um foco dos esforços de auxílio.  Constatou-se que quando o bem estar psicossocial das pessoas afetadas é fortalecido, elas tendem a se beneficiar mais com os outros componentes dos esforços de recuperação, uma vez que a própria comunidade identifica o que é preciso para sua recuperação – e o reestabelecimento da comunidade é mais rápido e mais consistente.

A oficina básica em apoio psicossocial de base comunitária, oferecida pela FLD, vai acontecer entre 26 e 28 de junho, em Florianópolis (SC). Dentre os temas a serem tratados, estão:  bem estar, princípios orientadores para o apoio psicossocial, primeiros socorros psicológicos em contextos de desastres, gestão de conflitos e mobilização comunitária.

As despesas com transporte, hospedagem e com a própria oficina serão assumidas integralmente pela FLD, por meio da parceria com a AIN. O objetivo é contribuir para que mais pessoas assumam o compromisso de atuar na prevenção de desastres e na tarefa de aliviar o sofrimento em situações tão difíceis e angustiantes.

Como fazer para participar?

As vagas são limitadas. As/os candidatos (as) devem se inscrever até o dia 22 de maio por meio do formulário em anexo e enviar o mesmo para os emails indicados no documento. A FLD vai confirmar a inscrição às pessoas selecionadas, que também receberão informações detalhadas sobre local, transporte, horários etc.

Mais informações podem ser obtidas junto à FLD pelo fone 51 3225 9066 ou pelo email fld@fld.com.br

Foto Arquivo FLD: FLD participou da ajuda humanitária em São Lourenço do Sul devido a enchente de 2011