DOAR AGORA

Na Semana dos Povos Indígenas, aproxime-se dos Kaiowá, um povo que caminha

Na Semana dos Povos Indígenas, aproxime-se dos Kaiowá, um povo que caminha
17 de abril de 2013 zweiarts

Os Kaiowá, do Mato Grosso do Sul, são tema de 2013 do já tradicional Caderno da Semana dos Povos Indígenas (14 a 20 de abril), organizado pelo Conselho de Missão entre Indígenas (Comin). Com o título – Kaiowá: um povo que caminha –, o caderno traz informações, histórias, desenhos e fotos, além de uma proposta didática, para ser trabalhado com crianças e jovens. 

O caderno do Comin nos aproxima dos Kaiowá, ao apresentar um pouco da cultura deste povo que caminha, como a história da Criação do Mundo: A terra foi criada porque o Ser Criador, Nhanderu, precisava de um lugar para apoiar seus pés. Ele esticou a terra, aumentando seu tamanho, para que todas as pessoas também tivessem um lugar onde apoiar os pés, viver conforme seus costumes, criar o sustento e visitar-se. Foi caminhando que as primeiras pessoas da terra encontraram os animais e as plantas, deram-lhes nomes e conviveram com eles.

Ainda, na publicação, um grupo de estudantes universitários conta que a terra é como mãe: “Nós Guarani e Kaiowá respeitamos muito a terra. Ela nos dá lugar para morama e para plantar de tudo. Nós a engrandecemos como a nossa mãe. Por isso nós zelamos por ela.  Quando vamos usar a terra, nós perguntamos a ela através de orações se podemos plantar nela as sementes; depois pedimos para ela que faça brotar bem o que nela plantamos.”

Mais informações sobre o material, junto ao Comin, pelo site http://www.comin.org.br


Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil. A foto foi tirada em Douradina (MS), durante o Aty Guassu, tradicional assembléia que reúne lideranças indígenas, anciãos, rezadores e demais membros da etnia Guarani.

Cadastre-se para receber nossa newsletter

Personel Maaşları