DOAR AGORA

Nem tão Doce Lar integra programação da Consulta da Igreja da Baviera em Santo André

Nem tão Doce Lar integra programação da Consulta da Igreja da Baviera em Santo André
10 de setembro de 2013 zweiarts

A Nem tão Doce Lar integrou a programação da consulta promovida pela Igreja na Baviera (Evangelisch-Lutherische Kirche in Bayern – ELKB) junto às Igrejas parceiras, organizada pela Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), em Itapecerica (SP). Iniciada no dia 6 de setembro, com término no dia 12, é a segunda consulta que a ELKD promove; a primeira aconteceu em 2007, em Neuendettelsau, na Alemanha.

A exposição da FLD foi um dos exemplos trazidos pela igreja luterana de ações que buscam superar a violência, atendendo o tema do encontro – “como minha Igreja contribui para a superação da violência junto à sociedade”. Montada em uma casa, no espaço da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Santo André, a Nem tão Doce Lar foi visitada pela comitiva da ELKB no domingo, dia 8. Os integrantes da comitiva também conheceram o Centro Social Heliodor Hesse, instituição diaconal vinculada à IECLB e parceira da FLD, mantida pela comunidade de Santo André.

Sobre a realização da Nem tão Doce Lar, a coordenadora programática da FLD, Marilu Nörnberg Menezes, disse que esta teve um significado especial. “Além de estarmos integrados à Consulta da ELKB, um espaço diferenciado, pela vontade da IECLB, tivemos a primeira montagem em São Paulo.”

Outro ponto destacado é que a exposição também foi aberta para o público em geral, como resultado de uma articulação da comunidade luterana e do Heliodor Hesse com a Prefeitura Municipal e o Centro de Referência de Atendimento a Mulheres. “Pelo interesse da prefeitura e do centro de referência, a mostra fica aberta para visitação até o dia 20 de setembro, muito depois do final da consulta às igrejas”, disse Marilu. “Isso atende a metodologia da Nem tão Doce Lar, de atender /a públicos específicos, mas, ao mesmo tempo, contemplar o público em geral, sempre buscando ampliar o seu alcance.“

Consulta da Igreja da Baviera

Em 2007, durante a primeira consulta da ELKB com as Igrejas parceiras, ocorrida na Baviera, foi decidido que a cada cinco anos esta seria realizada em uma região diferente do mundo. O Brasil foi o primeiro escolhido. Mais de 20 delegadas e delegados de 16 Igrejas (Alemanha, Austrália, Brasil, Congo, Costa Rica, El Salvador, Honduras, Hong Kong, Hungria, Quênia, Libéria, Malásia, Moçambique, Nicarágua, Singapura e Tanzânia) participam, até o dia 12, de uma agenda que inclui palestras, visitas a projetos diaconais vinculados à IECLB, debates e meditações.

O desafio proposto aos participantes foi buscar responder “como a minha Igreja contribui para a superação da violência junto à sociedade”. O bispo da ELKB, reverendo Heinrich Bedford-Strohm, lembrou que há muitas pessoas comprometidas com a tarefa de proclamar ao mundo a mensagem do amor. “Pessoas que lutam por um mundo no qual o amor define as palavras e ações humanas e que querem testemunhar, através de ações concretas, o discipulado que Jesus exige de seus discípulos.”

Na celebração de abertura, o pastor presidente da IECLB, Nestor Friedrich, destacou o Tema do Ano da IECLB para 2013, Ser, participar, testemunhar – eu vivo comunidade, acompanhado pelo lema Eu sou o seu Deus. Eu lhes dou forças, ajudo e protejo com a minha forte mão (Isaías 41.10). “No caminho da busca por iniciativas para que a Igreja de Jesus Cristo contribua para a superação da violência, encontramos inspiração nessa palavra do profeta”, disse. Essa confiança é uma fonte de força para seguir, não desistir, enfrentar, lutar, servir a Deus. “O testemunho de Isaías é parâmetro fundamental para o seguimento a Jesus Cristo em nossos dias com vistas à superação da violência.”

Texto: Letícia Montanet (IECLB) e Susanne Buchweitz (FLD)/ Fotos: Divulgação IECLB.