DOAR AGORA

NTDL aborda o Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Veranópolis (RS)

NTDL aborda o Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Veranópolis (RS)
17 de maio de 2013 zweiarts

Entre os dias 15 e 16 de maio de 2013, a Exposição Nem tão doce lar (NTDL) esteve na cidade de Veranópolis, Rio Grande do Sul. O convite foi feito pela Secretaria Municipal de Assistência Social através da equipe do Centro de Referência Especializada de Serviço Social (CREAS), pela proximidade do Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, amanhã, 18 de Maio.

Na manhã do dia 15 foi realizada uma caminhada pelo centro da cidade, saindo do pórtico de entrada até a sede do CREAS ao lado da Praça da Matriz. Participaram dessa caminhada estudantes de escolas de ensino fundamental das redes pública e particular do município. Após a mobilização, os/as estudantes tiveram a oportunidade de visitar a exposição “Nem tão doce lar”, realizada pela Fundação Luterana de Diaconia (FLD). Aproximadamente 700 estudantes na faixa etária entre nove e 15 anos estiveram no local. A acolhida e o compartilhamento de informações sobre o tema da violência doméstica e sexual contra crianças e adolescentes foi feito pelo assistente de projetos da FLD, teólogo Rogério Aguiar com o apoio da equipe do CREAS.

No acolhimento resgatou-se um pouco da história da Aracelli Cabrera, vítima do abuso e da violência sexual contra crianças, sequestrada e brutalmente assassinada na década de 1970. Os assassinos permanecem impunes. As crianças, adolescentes e professoras tiveram a oportunidade de interagir com os objetos da exposição, lerem os textos informativos nas tarjetas e assistirem aos vídeos com relatos de pessoas que sofreram abuso na infância. Para os mais jovens, menores de 10 anos, foi exibido um desenho animado sobre os direitos humanos para crianças, desenvolvido pela Secretaria Especial de Direitos Humanos do Governo Federal.

Interessados/as em levar a mostra para suas cidades devem contatar diretamente a FLD, que orienta todo o processo, assessora a capacitação dos/as acolhedores/as e monitora o desenvolvimento e desdobramento das atividades. Aguardamos o seu contato através do e-mail fld@fld.com.br