DOAR AGORA

Oficina de Apoio Psicossocial de Base Comunitária em Emergências é realizada em Santa Catarina

Oficina de Apoio Psicossocial de Base Comunitária em Emergências é realizada em Santa Catarina
25 de junho de 2013 zweiarts

Tem início nesta quarta-feira, dia 26 de junho, em Florianópolis (SC) e segue até sexta-feira, 28, a primeira Oficina Básica de Apoio Psicossocial de Base Comunitária em Emergências, promovida pela FLD. O objetivo é capacitar pessoas no âmbito da abordagem, a fim de que possam ser multiplicadoras em seus contextos de atuação. Dentre os temas a serem tratados, estão: o conceito de bem estar, princípios orientadores para o apoio psicossocial, primeira ajuda psicológica em contextos de desastres, gestão integrada de riscos e mobilização comunitária.

O apoio psicossocial de base comunitária acrescenta uma dimensão mental e social para a tradicional ajuda humanitária voltada para as necessidades materiais e tem assumido uma importância considerável, como um foco dos esforços de auxílio.  Constatou-se que quando o bem estar psicossocial das pessoas afetadas é fortalecido, elas tendem a se beneficiar mais com os outros componentes dos esforços de recuperação, uma vez que a própria comunidade identifica do que precisa – e o seu reestabelecimento é mais rápido e mais consistente.

Participam como palestrantes, além de duas integrantes da equipe da FLD, a psicóloga Janaína Rocha Furtado, que tem mestrado em Psicologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e a socióloga Rita de Cássia Dutra, mestra em Engenharia Civil – Gestão Territorial Urbana pela UFSC e em Política e Economia na redução de risco de desastres pela Florida International University. Ambas atuam no Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (Ceped), ligado à UFSC.

FLD na área de emergências

Com o aumento do número de desastres, a FLD, que atua em todo o Brasil na área de desenvolvimento, vem assumindo o desafio de atuar também na ajuda humanitária. Além disso, integra a Aliança ACT, uma rede global de igrejas e organizações ligadas a igrejas, que trabalham de forma conjunta em emergências, desenvolvimento a longo prazo e incidência.

A partir deste contexto, a FLD está recebendo formação na área de emergências e de redução de riscos de desastres, com o apoio da Ajuda da Igreja Norueguesa (AIN). Em 2012 o projeto recebeu uma oferta do Sínodo Brasil Central (da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil). Em 2011, um mecanismo de atuação em emergências foi elaborado pela FLD, junto com a IECLB, propondo que a atuação da FLD/IECLB se dê na perspectiva não só da resposta a desastres, mas também da prevenção, preparação e reabilitação, sustentadas na abordagem de Apoio Psicossocial de Base Comunitária. A formação de parte da equipe da FLD nesta área se deu em 2012 junto à Aliança ACT, com o suporte e formação pela Igreja da Suécia.

Foto: Ilustrativa/Grupo com representantes de várias partes do mundo recebe treinamento pela Igreja da Suécia em 2012