DOAR AGORA

Organização parceira da FLD ganha destaque na Aliança Global de Catadores

Organização parceira da FLD ganha destaque na Aliança Global de Catadores
22 de fevereiro de 2013 zweiarts

O informativo da Global Alliance of Waste Pickers, organização que congrega catadores e ajuda a desenvolver as organizações da África, América Latina e Ásia, além de participar de reuniões da Convenção-Quadro das Nações Unidas para Mudança do Clima (UNFCCC) desde 2009, traz o testemunho de Alex Cardoso. Ele é membro da Executiva Nacional do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), organização parceira estratégica da Fundação Luterana de Diaconia, FLD. A seguir, confira o depoimento em Português.

Alex Cardoso é da terceira geração de catadores que vive e trabalha em Porto Alegre, Brasil. Sua avó e a mãe trabalhavam como catadoras de lixo. Ele, por sua vez, gosta de dizer que nasceu dentro de um carrinho de coleta. Ele trabalha na cooperativa dos catadores de resíduos chamada “Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis do Loteamento Cavalhada” – também conhecido como ASCAT4. Ele trabalha lá desde 1997, dois anos após sua fundação.

Alex é um representante do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR). Ele atua no conselho nacional, faz parte da equipe organizadora para o Sul do Brasil, e está na equipe de coordenação estadual. Alex também faz parte do grupo de trabalho sobre mudanças climáticas para a Rede Latino-Americana de Catadores (Red Lacre).

“Este é um momento histórico para os catadores de resíduos”, Cardoso disse. “Nós estamos indo para discutir a inclusão de catadores, a partir da coleta de materiais recicláveis para a sua industrialização e venda.”

“Outro tema importante que vamos discutir é a política pública”, disse ele. “Nós não vamos apenas discutir nossas próprias experiências, mas procurar aprender com os catadores de resíduos de todo o mundo e, assim, fortalecer a nossa aliança global.”

“A sociedade precisa ver o papel importante que desempenhamos para o ambiente e as nossas cidades”, disse ele. “Com a nossa profissão, criamos uma economia de materiais virgens e criamos empregos para muitas pessoas”, disse Cardoso.

FONTE: Global Alliance of Waste Pickers – Life and voices, disponível em: http://globalrec.org/bio/alex-cardoso/

FOTO Divulgação: Cardoso é o terceiro da esq. à dir, na primeira fila