DOAR AGORA

Parceria entre FLD e Paróquia de Sinop promove geração de trabalho e renda

Parceria entre FLD e Paróquia de Sinop promove geração de trabalho e renda
14 de maio de 2013 zweiarts

Como uma demonstração de agradecimento ao apoio a um de seus projetos diaconais – Missão Integral Jardim América – a Paróquia Evangélica de Sinop, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), destinou uma coleta para o Fundo de Projetos da Fundação Luterana de Diaconia (FLD). O Missão Integral existe desde 2000, graças ao engajamento dos membros da paróquia, e pode ter continuidade via FLD.

Gestos como este garantem o apoio a outros grupos que encaminham projetos para o fundo de apoio da FLD.

Sinop é um município com cerca de 110 mil habitantes, localizado no interior do estado de Mato Grosso, distante mais de 500 km de Cuiabá. A localidade começou a ser formada nos anos 70, quando o Governo Federal, em parceria com a Sociedade Imobiliária Noroeste do Paraná (Sinop), iniciou a construção do núcleo urbano, em meio a vastas plantações de algodão e soja.

Foi nesse ambiente isolado que surgiu a Paróquia Evangélica de Sinop, ligada à IECLB, que atualmente conta com pouco mais de mil membros vocacionados ao trabalho em favor dos mais excluídos. Afinal, apesar do município apresentar um PIB per capita de mais de R$ 15.000,00 (segundo dados do IBGE), um grande número de famíias não usufruiu do boom econômico dos últimos anos, decorrente do aumento do preço das commodities no mercado internacional.

“Desbravar o Mato Grosso”, como propagandeado à época da fundação de Sinop, não necessariamente resultou em melhores condições de vida para aquelas e aqueles que se lançaram à essa aventura. Foi o caso, por exemplo, de muitos das/os moradores da comunidade de Jardim América, um bairro afastado do centro da cidade, que convive com problemas como falta de creches e saneamento básico.

Missão Integral Jardim América: valorização pessoal e profissional

Em razão desse cenário de dificuldades, e graças ao engajamento de seus membros, a Paróquia de Sinop, com o auxílio da FLD, pode prosseguir, naquela comunidade, com o “Projeto Missão Integral Jardim América”. Iniciado em 2001, o projeto tem por finalidade estar ao lado de famílias em estado de vulnerabilidade, estimulando a busca da valorização pessoal e profissional.  Além disso, estabeleceu-se no local um espaço que oferece uma ampla gama de atividades à comunidade, como oficinas de corte e costura, teatro, música, artesanato, etc.

Em função da parceria firmada com a FLD deu-se continuidade a um projeto, que, atendendo a cerca de 150 pessoas de todas as idades e credos, permite a criação de alternativas econômicas, com ênfase no artesanato e na culinária – especialmente na preparação do pão de mel.

O nosso principal desafio são as distâncias, mas o voluntariado é o nosso maior potencial”, comenta Mariane Schneider, diácona na Paróquia de Sinop e uma das pessoas que está à frente do projeto apoiado pela FLD.

O projeto segue em curso. Se as distâncias são permanentes, o trabalho desenvolvido pelos membros da Paróquia de Sinop revela que o voluntariado pode aproximar as pessoas, colaborando para uma economia que também esteja a serviço da vida e da justiça social.

Texto: Érico Loyola, comunicador voluntário da FLD, com a colaboração da diácona Mariane Schneider.

Fotos: Divulgação/Missão Integral Jardim América