DOAR AGORA

Rede de Comércio Justo está entre as finalistas do Prêmio de Tecnologias Sociais da FBB

Rede de Comércio Justo está entre as finalistas do Prêmio de Tecnologias Sociais da FBB
5 de setembro de 2013 zweiarts

A Rede de Comércio Justo e Solidário da FLD é uma das 30 finalistas do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social, já tendo sido certificada como tecnologia social. A seleção resultou a partir de um processo de três etapas – os 1.011 projetos, vindos de todo o país, foram avaliados e, destes, 192 foram certificados, segundo os critérios de nível de sistematização, efetividade e resultados quantitativos e qualitativos alcançados. Depois, houve a escolha dos 30 finalistas. Estas serão submetidas, em novembro próximo, a uma comissão julgadora, composta por representantes da Fundação Banco do Brasil e das instituições parceiras na realização do prêmio. A última etapa é a seleção final, que vai escolher 15 projetos vencedores.

O Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social, criado em 2001, é realizado a cada dois anos com o objetivo de identificar, certificar e difundir tecnologias sociais já aplicadas. Estas devem estar implementadas em âmbito local, regional ou nacional, e serem efetivas na solução de questões relativas à alimentação, educação, energia, habitação, meio ambiente, recursos hídricos, renda e saúde.

Os projetos inscritos devem estar enquadrados em uma das cinco categorias: Gestores Públicos; Juventude; Mulheres (a rede entrou nesta); Comunidades Tradicionais, Agricultores Familiares e Assentados da Reforma Agrária; e Instituições de Ensino, Pesquisa e Universidades.