DOAR AGORA

Segunda edição do Concerto da Solidaridade apoia Rede de Comércio Justo

Segunda edição do Concerto da Solidaridade apoia Rede de Comércio Justo
21 de agosto de 2013 zweiarts

O Sínodo Nordeste Gaúcho, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), está promovendo, no dia 31 de agosto, sábado, às 19h, na Igreja da Trindade, no centro de Nova Petrópolis (RS), a segunda edição do Concerto da Solidariedade, com a participação da Camerata Ivoti. A entrada é franca.

Um dos objetivos da iniciativa é apoiar e divulgar a proposta da Rede de Comércio Justo e Solidário, um projeto da Fundação Luterana de Diaconia (FLD), que busca aproximar grupos da Economia Solidária e comunidades luteranas.

O Concerto da Solidariedade também marca o lançamento oficial do tema e do cartaz do Dia da Igreja 2014 do sínodo, que será realizado no dia 31 de agosto de 2014 em Nova Petrópolis, com o tema Diaconia.

Para saber mais, leia a entrevista com o pastor sinodal Altemir Labes:

Como surgiu a ideia do Concerto da Solidariedade?

Conversando com a FLD sobre como poderíamos envolver mais pessoas na reflexão sobre Diaconia, pensamos em juntar Música e Diaconia. Temos em nossos sínodos vários grupos musicais de boa qualidade que precisam ser motivados a colocar este belo dom a serviço. A ideia foi juntar a música com a nossa resposta concreta de compromisso com o evangelho, a solidariedade.

Qual a proposta desta edição do concerto?

Além de apresentar a FLD e seu trabalho, nós, do Sínodo Nordeste Gaúcho, daremos ênfase para a Rede de Comércio Justo e Solidário. Queremos conscientizar as pessoas para o compromisso diaconal e apoio concreto a um projeto, propiciando um encontro para apresentar iniciativas apoiadas pela FLD, que contribuem com mudanças na sociedade e que desenvolvem concretamente nosso compromisso cristão.

Qual o objetivo do sínodo ao promover este tipo de ação?

Para mim, como pastor sinodal, significa que o sínodo está exercendo um papel que já é seu, de dar visibilidade ao trabalho de instituições da IECLB. A FLD é da Igreja, é da IECLB, e os sínodos compõem seu conselho deliberativo. Ações como esta deveriam ser assumidas por mais sínodos, pois ajudam a divulgar o trabalho sério e comprometido que a FLD desenvolve.

O concerto também vai ser o momento de lançamento do “conceito” do Dia da Igreja 2014?

Sim, o concerto lança o tema e o cartaz do Dia da Igreja 2014, que está sendo todo pensado na temática da Diaconia. Em 2012, o Dia da Igreja lançou a proposta e marcou a parceria da Rede de Comércio Justo e Solidário com o Sínodo Nordeste Gaúcho. Para o Dia de Igreja 2014, que será realizado em 31 de agosto, no Centro de Eventos em Nova Petrópolis (RS), estaremos organizando uma grande mostra de organizações ligadas a projetos de geração de renda comprometidos com a sustentabilidade. Esperamos que mais uma vez o Dia da Igreja seja um marco na vida e na conscientização do nosso compromisso cristão no mundo que vivemos.


Mais informações sobre a Rede de Comércio Justo podem ser obtidas em www.comerciojustofld.com.br. O cartaz do Concerto da Solidariedade está disponível abaixo, para download.