DOAR AGORA

Associações e cooperativas articulam redes de Coleta Seletiva Solidária

Associações e cooperativas articulam redes de Coleta Seletiva Solidária
24 de maio de 2014 zweiarts

Em maio foram realizadas diversos encontros para articular e fortalecer as redes de organizações de catadoras e catadores de materiais recicláveis no RS. Nos dias 7 e 22, sete associações e cooperativas integrantes da rede Catapoa reuniram-se para discutir, em Porto Alegre, a estratégia de articulação em rede. Um primeiro grande desafio é a prestação de serviço no estádio Beira Rio, durante os jogos da Copa do Mundo. As catadoras e catadores participaram em treinamentos para atenderem a coleta e a triagem entre os dias 12 de junho e 1° de julho.

No dia 8 de maio, integrantes da rede Coleta Solidária –  a Cootracar, de Gravataí, a Cooprevive, de  Sapucaia do Sul, a Coovir, de Viamão e pelas associações Atracar e Acrer, de Cachoeirinha – conversaram sobre o andamento das negociações com os municípios para a prestação de serviço da coleta seletiva solidária. Também participaram de reuniões com as prefeituras de Cachoeirinha, Sapucaia do Sul e Viamão para encaminhar e finalizar contratos de prestação de serviços.

Com estes encontros, a rede Coleta Solidária trabalha para avançar na efetivação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS – Lei 12.305 de 2010) e para implementar a proposta de gestão integrada de resíduos sólidos com gestão compartilhada, entre o poder público municipal e cooperativas e associações. Desde 2010, a Cootracar realiza Coleta Seletiva Solidária, com inclusão de catadoras e catadores, através de um termo de cooperação firmado com a prefeitura de Gravataí no final de 2009.