DOAR AGORA

Campanha 16 dias pelo fim da Violência contra Mulheres segue até 10 de dezembro

Campanha 16 dias pelo fim da Violência contra Mulheres segue até 10 de dezembro
26 de novembro de 2014 zweiarts

A mostra Nem Tão Doce Lar, que integra as ações da FLD na Campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo fim da Violência contra as Mulheres, é uma ferramenta de incentivo à superação da violência no âmbito doméstico e familiar. Apresenta uma metodologia inovadora para a sensibilização da sociedade na discussão sobre a violação dos direitos das mulheres. Outro ponto fundamental é que a exposição incentiva a criação de redes de apoio onde estas ainda não existem e o fortalecimento e ampliação das redes onde já estão constituídas.

No ano de 2014, a exposição esteve em diferentes cidades e estados, entre as quais Porto Alegre (RS), Joinville (SC), Rio Claro (SP),  Espigão do Oeste (RO),  Recife e Gravatá (PE) e Fortaleza (CE). Agora, nos próximos dias, já foi inaugurada em Canoas e Santa Rosa (RS), como parte da campanha global.

A Nem tão Doce Lar enfatiza a superação da violência contra públicos específicos, como mulheres, pessoas idosas, pessoas com deficiência, crianças e adolescentes. Para sua execução, cabe à FLD fornecer um manual de utensílios e mobiliário, monitorar a montagem da exposição e assessorar a formação de pessoas para atuação como acolhedoras e acolhedores junto ao público visitante.


Campanha dos 16 Dias

A Campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres teve início em 1991, quando mulheres de diferentes países se reuniram com o propósito de discutir temas relacionados, como a violência de gênero.

O dia escolhido para iniciar a campanha foi 25 de novembro, o Dia Internacional da Superação da Violência contra as Mulheres. Mais de 150 países aderiram à iniciativa, entre eles o Brasil.  Aqui, esta inicia antes, abrangendo cinco importantes datas do calendário nacional:

  • 20 de novembro – Dia da Consciência Negra.
  • 25 de novembro – Dia da Superação da Violência contra as Mulheres.
  • 1 de dezembro – Dia mundial de luta contra a AIDS.
  • 6 de dezembro – Campanha do laço branco.
  • e 10 de dezembro – Dia Mundial dos Direitos Humanos. 

Ao antecipar o inicio da campanha para 20 de novembro, propõe uma reflexão sobre a situação das mulheres negras, fazendo uma ligação direta entre violência de gênero e racismo no Brasil.

Mais informações sobre a mostra Nem tão Doce Lar podem ser encontradas aqui, e sobre a Campanha dos 16 Dias de ativismo, nos links http://professoraalice.jusbrasil.com.br/noticias/1… e http://www.cfess.org.br/arquivos/contraviolenciamu…

Foto da capa: Nem tão Doce Lar na cidade de Santa Rosa (RS).