DOAR AGORA

Campanha FLD – Natal com Direitos: Agrotóxicos ou Agroecologia?

Campanha FLD – Natal com Direitos: Agrotóxicos ou Agroecologia?
12 de dezembro de 2014 zweiarts

O Brasil é o líder do ranking mundial de consumo de agrotóxicos. Mais de um milhão de toneladas de venenos foram jogados nas lavouras somente em 2010, segundo dados do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Defesa Agrícola.

Cada brasileira e cada brasileiro consome em média 5,2 litros de agrotóxicos por ano. A denúncia é feita pela Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida, apoiada pela FLD e por seus parceiros, incluindo o Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (CAPA).

Criada em 2011, a campanha busca alertar e sensibilizar a população brasileira para os riscos que os agrotóxicos representam, e a partir daí tomar medidas para frear seu uso no Brasil. Além disso, luta por um outro modelo de desenvolvimento agrário e por uma agricultura que valoriza a agroecologia e a produção das pequenas propriedades.

No dia 3 de dezembro, Dia Mundial de Luta contra os Agrotóxicos, organizações filiadas à campanha divulgaram um manifesto, que pode ser lido aqui.

O CAPA trabalha com agroecologia desde sua criação, há 36 anos. A abordagem integra princípios e conceitos adotados desde a produção, que é livre de venenos, adubos químicos e transgênicos, até chegar no respeito e na parceria junto a consumidoras e consumidoras.

Conforme entrevista com o coordenador do CAPA/Núcleo Santa Cruz do Sul, feita pela jornalista Cláudia Dreher, registrada no jornal Recado da Terra, de setembro de 2014: “Nessa agricultura enfatiza-se o conhecimento da agricultora e do agricultor, bem como o aproveitamento dos recursos naturais existentes na propriedade, que são disponibilizados pela natureza. Dialoga-se com o meio ambiente e pela observação dos processos locais ocorrem os aprendizados. Acreditamos que o ser humano faz parte de um todo, integrando a natureza e não estando fora dela.

Além da produção que respeita o ambiente, há também a dimensão social. O trabalho volta-se para a qualidade de vida das pessoas, a sua soberania e a sua segurança alimentar e nutricional. Faz parte da agroecologia o respeito às etnias com suas culturas e tradições e as práticas de cooperação, de equidade de gerações e de justiça de gênero.”

Onde encontrar produtos agroecológicos?

O número de feiras com produtos agroecológicos está aumentando. Dependendo da cidade, você encontra os locais procurando na internet. No que se refere ao CAPA, este disponibiliza no site os endereços e dias da semana das feiras que acontecem nas cidades onde estão os núcleos (veja em http://www.capa.org.br, no item Produtos).