DOAR AGORA

Catadoras/es participam de formação em coleta seletiva

Catadoras/es participam de formação em coleta seletiva
31 de julho de 2014 zweiarts

Catadoras e catadores tiveram um dia inteiro de capacitação em Uruguaiana (RS), no dia 12 de julho, quando foram tratados temas como: produção, com informações técnicas sobre coleta dos materiais recicláveis, triagem e o enfardamento; logística ou definição do roteiro que cada grupo vai percorrer para a coleta dos materiais; educação ambiental, que inclui a informação e conscientização da população sobre coleta seletiva; e gestão administrativa. Também foram definidos grupos de trabalho para darem continuidade à discussão sobre questões de coleta seletiva.    

A prefeitura está adotando a coleta seletiva, depois de longa negociação com o MNCR e a Associação de Catadores Amigos da Natureza (Aclan). O trabalho vai se dar em nove bairros da cidade e será ampliado aos poucos. Além da questão ambiental, a iniciativa atende a inclusão socioeconômica de pessoas que trabalham no lixão há décadas.  

A formação em Uruguaiana é uma das atividades do projeto Catadoras e Catadores em Rede, do MNCR em conjunto com a FLD, que conta com o patrocínio do Programa Petrobras Socioambiental.