DOAR AGORA

Concurso de desenho para crianças sobre o cuidado com o planeta e a agricultura familiar

Concurso de desenho para crianças sobre o cuidado com o planeta e a agricultura familiar
2 de abril de 2014 zweiarts

Em razão das atividades de comemoração do Ano Internacional da Agricultura Familiar em 2014, a FAO, órgão da ONU para alimentação e agricultura, lança o concurso de desenho “Alimentar o mundo, cuidar do planeta, desenhando a agricultura familiar” voltado para crianças latino-americanas e caribenhas, com idade entre oito e 12 anos. O objetivo é destacar e fortalecer o papel dos agricultores familiares na sociedade.

O concurso pretende provocar nas crianças uma reflexão sobre a importância que a agricultura familiar tem no combate à fome e à pobreza. O prazo para entrega dos desenhos será até o dia 31 de julho e o resultado deve ser divulgado no dia 22 de agosto deste ano.

O concurso de desenhos abordará as temáticas que destaquem a importância da agricultura familiar, desenvolvimento sustentável, o cultivo comunitário, a produção de gado, aves e a pesca. Cada criança poderá participar com apenas um desenho e as escolas poderão participar com até 20 alunos. As escolas poderão enviar os desenhos digitalizados para o email rlc-agricultura-familiar@fao.org ou poderão enviar os desenhos via correio para os órgãos nacionais representantes da FAO nos países da América Latina e Caribe.

Como premiação, os ganhadores do concurso receberão em suas escolas uma equipe que realizará um Dia de Alimentação Saudável, que organizará um café da manhã nutritivo, permitindo que os professores insiram o tema de agricultura familiar no ambiente escolar.

No Brasil, o concurso será promovido com a colaboração do projeto ”Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)”, que fortalece as políticas de alimentação escolar e já atendeu a cerca de 5.565 municípios brasileiros.

De acordo com a FAO, o Ano Internacional da Agricultura Familiar (AIAF) pretende aumentar a visibilidade dos pequenos agricultores e destacar sua importância, enquanto agentes modificadores da realidade em suas comunidades. A FAO sustenta que atividades como o concurso de desenho proporcionam maior integração e apoio para as comunidades de pequenos agricultores e seus núcleos familiares.

Para mais informações sobre o concurso e sobre a lista dos representantes nacionais da FAO acesse: http://www.rlc.fao.org/

http://site.adital.com.br/