DOAR AGORA

Curso capacita para o processo de transição para a produção agroecológica

Curso capacita para o processo de transição para a produção agroecológica
27 de novembro de 2014 zweiarts

Nos dias 22 e 23 de novembro de 2014 foi desenvolvido o Curso de Agroecologia, no Assentamento Imbaá, em Uruguaiana (RS). A atividade foi ministrada por pela coordenadora e pelo coordenador do Instituto de Permacultura e Ecovilas do Pampa (IPEP), Tatiana Cavaçana e João Rockett, e envolveu 20 participantes. O objetivo foi capacitar para o processo de transição para a produção agroecológica, visando a melhoria do sistema produtivo, com maior aproveitamento do tempo e de recursos financeiros e a criação de um produto diferenciado.

O método de trabalho incluiu a combinação entre reflexões teóricas e atividades práticas direcionadas para a resolução concreta de dificuldades produtivas locais, incluindo a construção de canteiros instantâneos, a elaboração de composto e de biofertilizantes e a drenagem e produção em chinampas, além de aspectos relacionados com a identidade e a confiabilidade dos produtos. A estratégia de chinampas, originária do México, consiste em excelente solução para terrenos úmidos, através de uma configuração de canteiros e canais para a circulação da água.

O curso está integrado a uma rede de ações do Projeto Pampa, dentro de um processo de construção de estratégias produtivas que proporcionem a valorização dos produtos da região, a conservação do Bioma, e a qualidade de vida das pessoas, em uma visão de justiça social, econômica e ambiental.