DOAR AGORA

Empreendimentos da fronteira Oeste participam de oficinas sobre Economia Solidária

Empreendimentos da fronteira Oeste participam de oficinas sobre Economia Solidária
18 de agosto de 2014 zweiarts

Através do projeto Pampa, executado pela FLD na fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, foram realizadas duas oficinas de Economia Solidária, dando continuidade a uma série de atividades previstas para a região.

No dia 12 de agosto, a oficina ocorreu no município de São Francisco de Assis, contando com a presença de representantes do Assentamento de Reforma Agrária Jaguari Grande, Cooperativa Mista de Produtores Familiares Jeito Caseiro, Casa do Artesão, Prefeitura Municipal de São Francisco de Assis e Emater/RS.

No município de Alegrete, a oficina foi desenvolvida no dia 14 de agosto, com a participação de representantes da Casa do Artesão, Associação de Pecuaristas e Agricultores Familiares (Apafa), Associação dos Pequenos Produtores de Hortifrutigranjeiros (Appha), Cooperativa dos Catadores de Resíduos Sólidos (Cocarsal), Secretaria do Meio Ambiente e Fundação Gaucha do Trabalho e Ação Social.

Os encontros foram conduzidos pela professora Eliandra Gomes Marques, mestranda em Educação, com ampla experiência no tema. Por meio de dinâmicas de grupo, ela motivou a reflexão e discussão sobre como estão sendo ou podem ser aplicados os princípios da Economia Solidária no funcionamento de empreendimentos de geração de trabalho e renda.

Realizadas a partir da proposta do projeto Pampa, as  oficinas buscam o fortalecimento dos grupos e sua articulação em redes, com perspectiva da facilitação da produção e comercialização dos produtos característicos do bioma Pampa, bem como sua maior valorização.