DOAR AGORA

Encontro estadual discute avanços da Política Nacional de Resíduos Sólidos

Encontro estadual discute avanços da Política Nacional de Resíduos Sólidos
30 de maio de 2014 zweiarts

A Fundação Luterana de Diaconia (FLD) e o Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) promovem o Encontro Estadual do Projeto Catadoras e Catadores em Rede – Fortalecendo a Reciclagem Popular, no dia 3 de junho, em Porto Alegre (RS). O encontro, que marca a Semana Mundial do Meio Ambiente 2014, é uma das ações do projeto Catadoras e Catadores em Rede, executado pelo MNCR e FLD com patrocínio do Programa Petrobras Socioambiental.

O principal tema da discussão será avaliar a implementação da Política Nacional para Resíduos Sólidos (Lei 12.305), que prevê a inclusão das catadoras e dos catadores no processo de gestão de materiais recicláveis em âmbito nacional. A política, elaborada e aprovada através de amplo processo participativo, regula a reutilização, reciclagem e tratamento dos resíduos sólidos e a sua disposição final ambientalmente adequada. Ainda, determina que os inúmeros lixões existentes no país, que apresentam condições desumanas de sobrevivência para mulheres e homens, sejam fechados até o agosto deste ano.

Catadoras e Catadores em Rede

O encontro no dia 3 de junho é uma das atividades vinculadas ao projeto Catadoras e Catadores em Rede, do MNCR e FLD e patrocínio do Programa Petrobras Socioambiental. O projeto Catadoras e Catadores em Rede vai atender 33 municípios do RS, envolvendo 36 associações e cooperativas e beneficiar mais de 800 catadoras e catadores. Entre diversos outros objetivos, busca fortalecer redes de associações e cooperativas, a incidência em políticas públicas e a reciclagem popular.

Reciclagem popular

A reciclagem popular é aquela feita por associações e cooperativas autogestionadas de catadoras e catadores. Neste modelo de gestão integrada, os serviços de coleta, triagem, enfardamento e industrialização de materiais recicláveis são realizados pelas associações e cooperativas contratadas pelo poder público. A proteção ambiental e a inclusão socioeconômica são alguns dos resultados da proposta.

  • O quê: Encontro Estadual do Projeto Catadoras e Catadores em Rede – Fortalecendo a Reciclagem Popular
  • Quando: dia 3 de junho, das 8h30 às 17h, em Porto Alegre (RS)
  • Onde: Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (SIMPA), rua João Alfredo, 61

 Foto: Thomas Lohnes/PPM/FLD Aliança ACT