DOAR AGORA

Encontro estadual prepara participação na III Conferência Nacional de Economia Solidária

Encontro estadual prepara participação na III Conferência Nacional de Economia Solidária
17 de setembro de 2014 zweiarts

O Conselho Estadual de Economia Solidária (Cesol) em parceria com a Secretaria da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sesampe), através do seu Departamento de Incentivo à Economia Solidária (Difesol), promoveu, nos dias 10 e 11 de setembro o encontro da delegação que irá participar da III Conferência Nacional de Economia Solidária, em Brasília (DF), em novembro deste ano. O evento foi realizado em Porto Alegre (RS) e contou com a participação do secretário nacional de Economia Solidária, Paul Singer.

Na III Conferência, em Brasília, delegações de todos os estados estarão trabalhando na definição de um Plano Nacional de Economia Solidária, que reúna as diversas ações de apoio à Economia Solidária. Os subsídios para o trabalho vieram de conferências realizadas desde o início do ano, respectivamente doze conferências territoriais e uma conferência estadual de economia solidária, que culminaram na identificação de prioridades dentro quatro eixos estratégicos, respectivamente. Os eixos são: Produção, comercialização e consumo; crédito e finanças solidárias; Educação e formação; Legislação e integração das políticas públicas, para cada eixo foram elaboradas dez prioridades estaduais e quatro prioridades nacionais, estas ultimas serão encaminhadas e discutidas na conferência nacional.

Pela FLD, estarão em Brasília a assessora de projetos Angelique van Zeeland integra o Cesol e o Conselho Nacional de Economia Solidária (CNES), também pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic), e a assessora técnica, Ângela Costa, como delegada estadual.

Visão estigmatizads

No primeiro dia do evento, o diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República, Clemente Ganz Lúcio, falou às pessoas presentes. A palestra trouxe uma profunda análise do antigo e atual cenário político e econômico do país, incluindo sua performance internacional.

Na relação da economia solidária com o contexto atual, Clemente afirmou a necessidade de superar a visão estigmatizada de ser uma economia dos pobres e para os pobres e transformar-se definitivamente em economia de cooperação, mesmo dentro do sistema capitalista.

Na sequência, houve a apresentação do diretor do Departamento de Participação Cidadã da Secretaria Estadual de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã (Seplag), Davi Luiz Schimidt, com dados da participação cidadã no RS e sua relação com a implementação de políticas públicas.

No final da tarde, as participantes e os participantes puderam assistir a transmissão online da palestra do presidente do Uruguai, Pepe Mujica, tratando do tema Bem Viver.