DOAR AGORA

III Conferencia Economia Solidária da Região Metropolitana aponta desafios para o setor

III Conferencia Economia Solidária da Região Metropolitana aponta desafios para o setor
1 de maio de 2014 zweiarts

Um total de 164 pessoas participou da III Conferência Territorial de Economia  Solidária da Região Metropolitana de Porto Alegre, realizada no dia 29 de abril, na capital gaúcha. Os temas da pauta foram: Produção, comercialização e consumo sustentáveis, apresentado pela FLD; Conhecimentos, educação, formação, assessoria e tecnologias sociais; Ambiente institucional, legislação e integração de politicas públicas; e Financiamento, crédito e finanças solidárias.

À tarde, foram realizados trabalhos em grupo, com o objetivo de fazer uma síntese e diagnóstico sobre forças e fraquezas da Economia Solidária. Os grupos também identificaram prioridades e estratégias para a construção de um plano territorial de economia solidária da região metropolitana de Porto Alegre e proposições de políticas  públicas em âmbito municipal, estadual e federal.

No encontro, também foram indicadas as delegadas e os delegados para representação na Conferência Estadual de Economia Solidária, que será realizada nos dias 23 e 24 de maio de 2014, em Porto Alegre, e na Conferência Nacional de Economia Solidária, que acontece no Distrito Federal, em Brasília, de  26 a 29 de novembro deste ano. A escolha seguiu o critério de gênero e de atuação: do total, mínimo de 50% de mulheres; 50% de representantes de empreendimentos econômicos solidários, 25% de entidades de apoio e fomento e 25% de gestoras e gestores públicos. A FLD, que integra os conselhos Estadual e Nacional de Economia Solidária, deve participar dos dois eventos.