DOAR AGORA

Inserção social e educação ambiental: mostra fotográfica promove coleta seletiva solidária

Inserção social e educação ambiental: mostra fotográfica promove coleta seletiva solidária
12 de setembro de 2014 zweiarts

Foi inaugurada ontem, dia 11, no Senac Gravataí (RS), na Avenida Dorival Cândido Luz de Oliveira, 480, a mostra fotográfica vinculada ao projeto Catadoras e Catadores em Rede – Fortalecendo a Reciclagem Popular -, coordenado pela Fundação Luterana de Diaconia (FLD) e pelo Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), com patrocínio do Programa Petrobras Socioambiental.

O projeto busca promover a justiça econômica e socioambiental, através do avanço na autogestão da cadeia produtiva de reciclagem. Para isso, é fundamental o fortalecimento de redes de associações e cooperativas, a incidência em políticas públicas e a adoção da reciclagem popular. A mostra fotográfica é uma ação de educação ambiental que tem como objetivo dar visibilidade ao trabalho de catadores e catadoras e à Coleta Seletiva Solidária, além de sensibilizar a população para a importância da separação de materiais.

As imagens mostram catadoras e catadores em seu dia-a-dia e são de autoria de fotógrafos profissionais, do Brasil e da Alemanha. Diversas cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul estão representadas, incluindo a Cootracar, de Gravataí (RS), com sede no bairro Santa Tecla.

A mostra é itinerante e seu uso pode ser solicitado por escolas, entidades e outras organizações junto à FLD, pelo telefone 51 3225 9066.

O que é:

Coleta Seletiva Solidária

É uma tecnologia social desenvolvida por grupos, associações e cooperativas de catadoras e catadores de materiais recicláveis. Além de realizarem a coleta seletiva, catadoras e catadores promovem a educação entre a população sobre o que deve ser reciclado, sensibilizando também para a separação. Ao participar da Coleta Seletiva Solidária, você estará contribuindo para que estas e estes profissionais tenham uma vida mais digna, além de auxiliar na preservação do meio ambiente.

Movimento Nacional de Materiais Recicláveis

O Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) surgiu em 2001, em praticamente todos os estados do país. Tem como objetivo organizar catadoras e catadores em grupos, associações e cooperativas, promovendo o trabalho de apoio mútuo e lutando pela reciclagem popular. Busca garantir a independência de classe, a autogestão e o controle das cadeias produtivas de reciclagem (mncr.org.br).

Fundação Luterana de Diaconia

A Fundação Luterana de Diaconia (FLD), criada pela Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), executa diferentes iniciativas, entre as quais o Programa de Pequenos Projetos, a exposição interativa Nem tão Doce Lar, o Projeto Pampa, a iniciativa de Educação para a Solidariedade e a Rede de Comércio Justo e Solidário. O projeto Catadoras e Catadores em Rede se soma a outras ações realizadas em parceria pelo MNCR e FLD (www.fld.com.br).

Foto: Loreci Vieira da Silva, da Cootracar de Gravataí (RS). Crédito: Thomas Lohnes/PPM/FLD