DOAR AGORA

Organizações estão reunidas para Encontro de Fundos e Programas de Pequenos Projetos

Organizações estão reunidas para Encontro de Fundos e Programas de Pequenos Projetos
29 de setembro de 2014 zweiarts

Teve início, em Porto Alegre (RS), o 7o Encontro de Fundos e Programas de Pequenos Projetos, que reúne, de 29 de setembro até 1o de outubro, representantes de 10 organizações da Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Uruguai. A FLD organizou o evento, que está sendo moderado pelo assessor Adriano Martins (foto da capa).

Um programa ou fundo de pequenos projetos tem como objetivo apoiar e acompanhar projetos elaborados e coordenados por grupos e entidades da sociedade civil, como associações, fundações e movimentos sociais e cooperativas, entre outros. Os resultados buscados incluem: o empoderamento e o desenvolvimento das capacidades de pessoas que vivem à margem da sociedade; fortalecimento do seu protagonismo; e a autogestão dos projetos e empreendimentos. A visão de desenvolvimento está baseada na promoção dos direitos humanos e na participação social.

A proposta dos encontros nasceu em 2007, quando algumas organizações iniciaram um processo de intercâmbio, buscando aprender e qualificar metodologias e outras ferramentas – a partir da sistematização, reflexão e análise das suas práticas de trabalho -.

Os encontros, com apoio de Pão para o Mundo (PPM), já aconteceram na Argentina (2007, 2008, 2009 e 2012), Brasil (2011 e agora) e Bolívia (2013). Em Porto Alegre, participam cerca de 30 pessoas, representantes do Aportes, Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE), Comité Ecuménico de Proyectos (CEP), Centro Regional Ecuménico de Asesoría y Servicio (Creas), Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional  (FASE), Fundação Luterana de Diaconia (FLD), Fundo de Direitos Humanos, Oficina Conjunta de Proyectos (OCP), Podion e Unitas. 

Amanhã, o programa segue com discussão em plenária e, à tarde, visitas a projetos apoiados pelo Programa de Pequenos Projetos da FLD.