DOAR AGORA

PAD registra aprendizados em comunicação de organizações e movimentos brasileiros

PAD registra aprendizados em comunicação de organizações e movimentos brasileiros
18 de março de 2014 zweiarts

O Processo de Articulação e Diálogo (PAD) disponibilizou o documento “Comunicação para direitos, cooperação, sustentabilidade e desenvolvimento”. Trata-se de um registro do processo de reflexão promovido em 2013 e que contou com a participação e colaboração de organizações e movimentos de todo Brasil além de agências internacionais, na realização de oficinas. A FLD participou do encontro da Região Sul, realizado em Erexim (RS). O documento está em português e inglês (disponível abaixo para download), e em breve terá versão impressa.

Os encontros de reflexão tinham como objetivo: compartilhar experiências de comunicação que possam trazer lições e aprendizagens para a ação comunicativa das organizações integrantes do PAD; promover uma análise crítica do sistema político e da comunicação no Brasil, com o intuito de contextualizar as experiências; e debater uma ação de cooperação para a visibilidade das causas e bandeiras pelas quais atuamos em conjunto, que trazem à cena o Brasil Real que queremos mostrar.

O produto deste processo está registrado na publicação, que terá uma versão impressa em breve. O documento fez um esforço de compilar e sistematizar as ações de comunicação a partir de cinco categorias:

  • Mobilização para causas (criação de ambiente favorável à ação política).
  • Promoção institucional, transparência e captação de recursos.
  • Sensibilização para a ação social das organizações (legitimidade).
  • Comunicação interna e formação.
  • Engajamento ou ações na luta por democratização da comunicação.

A análise traz ainda relatos de casos aprofundados sobre algumas experiências consideradas emblemáticas para o mapa de aprendizagens, como, por exemplo, a Campanha “Onde você guarda o seu racismo?”, coordenada pelo IBASE, e a mostre interativa Nem tão Doce Lar, da FLD.

Fonte: http://www.ibase.org.br