DOAR AGORA

Proame Cedeca lança publicação sobre extermínio

Proame Cedeca lança publicação sobre extermínio
4 de agosto de 2014 zweiarts

Atividade acontecerá juntamente com a aula inaugural da Faculdades EST. 

O extermínio de jovens e adolescentes será a tônica da aula inaugural da Faculdades EST, quando a comunidade acadêmica e público em geral poderão acompanhar o lançamento de publicação sobre o tema e palestra com o coordenador do Grupo de Pesquisa Violência e Cidadania, Dr. José Vicente Tavares dos Santos.

A aula está agendada para a quinta-feira, 7 de agosto, às 19 horas, no Auditório do Colégio Sinodal, em São Leopoldo, e reunirá estudantes dos cursos de graduação, pós-graduação e técnicos da EST, além de representantes de organizações da sociedade civil e pessoas interessadas no debate.

Coordenado pelo professor Dr. André Musskopf, a publicação “Desvelando percepções de uma realidade – o extermínio de adolescentes e jovens” integra as ações do Projeto Comunidade Ativa, executado pelo PROAME CEDECA, com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental e da KNH – KinderNotHilfe.

Para a Diretora Executiva do PROAME CEDECA, Odete Zanchet, o extermínio de adolescentes e jovens é uma realidade que demanda da sociedade o debate em torno da construção de alternativas para o enfrentamento da violência e a preservação da dignidade da vida.  “Não existe democracia e liberdade quando nos calamos e permitimos a maior das violações de direitos: o direito à vida”, enfatizou.

Reitor da EST e integrante da Comissão Estadual da Verdade, Dr. Oneide Bobsin disse que desmascarar os mecanismos que invisibilizam a violência nos coloca no horizonte de um processo civilizatório permeado pela dignidade humana, “tão rara entre nós”.

Com o lançamento do livro, destacou Bobsin, a EST se une às entidades da sociedade civil que lutam pelos direitos humanos. “Enquanto não rompermos com a violência da escravidão de negros e negras, que perdurou por quase quatro séculos, e  que se atualiza vergonhosamente no extermínio de jovens, o caminho para a democracia continua impedido”, sentenciou.

Coordenador da pesquisa que originou o livro, o professor da EST, Dr. André Musskopf, disse que o conhecimento acumulado pela equipe do PROAME CEDECA em sua atuação cotidiana, aliado às ferramentas de pesquisa disponibilizadas através do Programa de Gênero e Religião da EST, permitiram a coleta de dados inéditos, sua sistematização e a análise de uma realidade ainda pouco estudada. “A pesquisa, sem dúvida, contribuirá para as discussões sobre essa temática no âmbito das ações da sociedade civil, na implementação de políticas públicas e na pesquisa sobre esses assuntos”, frisou.

Ao avaliar os resultados do trabalho, André ressaltou que os dados da pesquisa indicam uma realidade que não se quer ver. “Adolescentes e jovens de nossa cidade estão sendo sistematicamente exterminados/as por sistemas de exclusão que demarcam as suas trajetórias de vida”, revelou.

Autor de “Violências e Conflitualidades” (2009), entre outras obras de referência na área, José Vicente Tavares dos Santos é professor Titular do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, membro do Conselho Universitário da UFRGS, pesquisador do CNPq e Diretor do Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados da UFRGS.

Jornalista responsável: Micael Vier Behs / EST