DOAR AGORA

Projeto Catadoras e Catadores avança no levantamento de dados das organizações

Projeto Catadoras e Catadores avança no levantamento de dados das organizações
4 de novembro de 2014 zweiarts

Um dos objetivos do projeto Catadoras e Catadores em Rede é a realização de diagnóstico sobre a situação de trabalhadoras e de trabalhadores nos 33 municípios atendidos. Associações e cooperativas estão sendo visitadas pela equipe do projeto para a coleta de informações, como renda, escolaridade, acesso a políticas sociais, estrutura familiar, condições de trabalho e outras informações que expressem as condições socioeconômicas de cada organização.

A partir da sistematização destes dados que  serão definidas prioridades para a melhoria das condições e resultados do trabalho nos galpões, por meio de ações específicas como aquisição de equipamentos, realização de obras de infra-estrutura e capacitação.

Ao todo, já foram feitos 433 cadastros. Porto Alegre foi a cidade com maior número de cadastramentos, totalizando 238. Gravataí, Ijuí e Uruguaiana também já passaram pelo procedimento, que deverá ser concluído até o inicio de dezembro. Os próximos municípios a serem visitados são Cachoeirinha, Torres, Viamão, além da região da serra.

O projeto Catadoras e Catadores em Rede é realizado no Rio Grande do Sul e conta com patrocínio do Programa Petrobras Socioambiental.

Foto: Cadastramento na Coopertinga, em Porto Alegre (RS).