DOAR AGORA

Rede Catapoa discute ações futuras

Rede Catapoa discute ações futuras
31 de julho de 2014 zweiarts

O projeto Catadoras e Catadores em Rede, patrocinado pelo Programa Petrobras Socioambiental, esteve na pauta do encontro da Central de Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis –  Rede Catapoa -, que aconteceu no dia 16 de julho, em Porto Alegre (RS), na FLD. Com a participação de lideranças do MNCR e representantes de cooperativas e de grupos de catação, o encontro serviu de espaço para discussão e planejamento de atividades.

As participantes e os participantes receberam informações sobre coleta seletiva e questões de volume de materiais e geração de renda e sobre o conceito de rede, de associação e de cooperativa, onde a gestão acontece de forma integrada.

“A criação de uma central de cooperativas – a Rede Catapoa – é resultado de um projeto antigo no MNCR, para podermos comercializar nosso material junto à indústria, por um preço justo, agregando valor”, disse Luciano Vargas Menezes, liderança do MNCR e coordenador operacional do projeto Catadoras e Catadores em Rede.

Algumas ações que vão fortalecer a iniciativa já estão se desenhando de forma concreta. Entre estas, a negociação com o Internacional (time gaúcho de futebol, o Sport Club Internacional) para a coleta de materiais recicláveis no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre.