DOAR AGORA

Rede de Comércio Justo e Solidário e Nem Tão Doce Lar marcam presença no 22º Congrenaje

Rede de Comércio Justo e Solidário e Nem Tão Doce Lar marcam presença no 22º Congrenaje
1 de agosto de 2014 zweiarts

Com o tema “Pois Nele vivemos, nos movemos e existimos, porque Dele também somos geração.” (Atos 17,28), teve início o 22º Congresso Nacional da Juventude Evangélica da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (Congrenaje – IECLB) e o VIII Fest´Art. As atividades que começaram no dia 20 de julho, em Espigão do Oeste (RO), e seguiram até o dia 25 de julho, contaram com a participação de mais de 1.200 pessoas, entre congressistas, convidadas/os e membras/os da comunidade local. Entre estes, 130 voluntárias/os da região, 65 ministras e ministros ordenadas/os e mais de 850 jovens representantes dos 18 sínodos da igreja luterana.

No evento, estiveram representados grupos participantes da Rede de Comércio Justo e Solidário: Justa Trama, Inovarte, BZN e Ecopapel, como também a Exposição Itinerante Nem Tão Doce Lar: ambos projetos executados pela FLD.

Segundo Rogério Aguiar, assessor técnico da Fundação Luterana de Diaconia, a comercialização dos produtos da Rede foi um verdadeiro sucesso: “Houve um grande interesse por parte da juventude em saber a origem dos produtos. As camisetas de algodão ecológico e os produtos de material reciclável, como blocos e agendas, receberam uma atenção especial por parte das/os adolescente, enquanto que os fantoches e bonecas fizeram sucesso com as crianças.”

Para Gilciane Neves, empreendedora do Ecopapel, a experiência foi muito intensa. Além de participar de algumas reuniões e conhecer mais sobre a IECLB, ela pôde interagir com os jovens. “Foi muito bom ter estado no espaço ecumênico. Todos foram muito receptivos e as bancas estavam sempre cheias. Vendemos todos os produtos que tínhamos levado para o evento”.

A Rede de Comércio Justo e Solidário também foi destaque nas oficinas realizadas pelo Pr. Gerson, representante do grupo Agir. Em dois dias de encontros, ele explicou como o grupo de jovens adultas/os da Comunidade Matriz de Porto Alegre, vinculada à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), ajuda na conscientização de compras e como elaboram planos futuros de ações diaconais. Além disso, uma vez por mês promovem uma feira ecológica com produtos do CAPA – Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor.  Na tenda em que a Rede dividia espaço com o Capa, houve distribuição de material de divulgação e também foram exibidos dois videos.

[ clique aqui e aqui para assistir aos vídeos ]

Nem Tão Doce Lar

A oficina sobre juvenilização da epidemia de Aids com o tema: “HIV E AIDS: Isso ainda existe?” aconteceu dentro da tenda da NTDL. A exposição, que pode ser recriada dentro de diversos tipos de espaços, é realizada desde 2006 pela FLD com uma metodologia diaconal de superação da violência doméstica e familiar. No Congrenaje, as/os jovens participantes passam pelo acolhimento e conhecem mais sobre as questões de violação dos direitos dentro do ambiente do lar. Para Rogério Aguiar, as apresentações tem um poder de alcance muito maior, pois, segundo ele “Após a realização das oficinas, as/os visitantes assumem o compromisso de ajudar na divulgação da NTDL nas suas comunidades, paróquias e sínodos“.

Saiba mais

O Congrenaje é o maior e mais representativo espaço da Juventude Evangélica na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. Compete ao Congrenaje apreciar todo e qualquer assunto do interesse da Juventude e, orientado pelo planejamento da Direção da Igreja, propor ações para a juventude a nível nacional. O congresso também é um espaço de troca de saberes e experiências. Além disso é um ambiente destinado ao estudo da Palavra de Deus, integração, debates, convivência, louvor, oficinas e reflexões.

Fest'art é um festival integrado ao Congrenaje que estimula práticas culturais e artísticas, interação cultural com a região sede do evento e, ainda, espaços para a formação pessoal, confessional e religiosa dos jovens.

[Clique aqui para acesso à Revista Congrenaje]