DOAR AGORA

Rede de Comércio Justo e Solidário promove segundo encontro em Porto Alegre

Rede de Comércio Justo e Solidário promove segundo encontro em Porto Alegre
7 de agosto de 2014 zweiarts

O II Encontro dos Empreendimentos da Rede de Comércio Justo e Solidário, promovido no dia 6 de agosto, em Porto Alegre (RS), reuniu 40 representantes de 24 grupos de Economia Solidária para momentos de troca e de discussão.

Na parte da manhã, o teólogo Dr. André Musskopf, professor e pesquisador da Faculdades EST (São Leopoldo/RS) trabalhou o tema Solidariedade e Relações Interpessoais, a partir de uma demanda dos grupos integrantes da  rede.

À tarde, além da retomada de assuntos como a atualização do site (http://www.comerciojustofld.com.br) e o regimento construído pelo Comitê Gestor (acordo coletivo), os grupos conversaram sobre sua participação no Dia da Igreja 2014, promovido pelo Sínodo Nordeste Gaúcho/Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).

O Sínodo Nordeste Gaúcho e o Dia da Igreja têm um significado especial para a rede – foi justamente no evento de 2012, em Igrejinha (RS), que o projeto foi lançado oficialmente. Promovido a cada dois anos, o Dia da Igreja 2014 acontece na cidade de Nova Petrópolis (RS), no dia 31 de agosto, com a perspectiva de reunir mais de 8 mil pessoas.

Outro resultado do encontro foi a adesão de mais grupos à Rede de Comércio Justo e Solidário: o projeto Mulheres Costurando Cidadania, da Instituição de Educação Infantil e Assistência Social (Cedel), de Porto Alegre; Artesanato Pampa Caverá, de Rosário do Sul; a Associação de Hortifrutigranjeiros e a Casa do Artesão, de Alegrete – estes três últimos vinculados ao Projeto Pampa da FLD, promovido na fronteira Oeste do Rio Grande do Sul.