DOAR AGORA

Reju lança nota sobre direito à liberdade e diversidade religiosa

Reju lança nota sobre direito à liberdade e diversidade religiosa
28 de maio de 2014 zweiarts

A Rede Ecumênica de Juventude (Reju), parceira da FLD, busca, por meio de ações e gestos concretos, instigar na sociedade brasileira, principalmente entre os jovens, debates que promovam o enfrentamento às opressões e injustiças.

Por ocasião da Semana de Oração Pela Unidade das Cristãs e dos Cristãos (Souc), de 1° a 8 de junho – que abordará a temática presente na carta de I Cor 13: “Acaso Cristo está dividido?” – a REJU levantará o debate sobre o direito à diversidade e liberdade religiosa, numa reafirmação do  compromisso com o enfrentamento à intolerância religiosa e garantia do Estado Laico, um dos eixos de atuação da rede para os anos de 2013-2014.

Este é o segundo ano consecutivo em que a Reju participa da Semana de Oração, que é promovida pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic) e pelo Conselho Latino-Americano de Igrejas (Clai). A iniciativa da Reju não visa apenas o fortalecimento da nossa fé, mas, principalmente, nos ensina a conviver em nossa casa comum e nos leva à construção de um mundo mais justo.

Acaso Cristo está dividido? Esta é a pergunta que o apóstolo Paulo dirige aos Coríntios após falar sobre a plenitude do amor. Não há como dissociar o amor pleno concebido pela fé no Cristo ressuscitado das ações que nos levam a respeitar e amar o nosso próximo, que é diferente. O verdadeiro amor ultrapassa todas as barreiras dos preconceitos e opressões, ele não enxerga nada além d@ outr@, e é por isso que ele é verdadeiro. Não é conveniente, mas, sim, libertador. O verdadeiro amor se concebe ao viver com a liberdade do outro.

Ao abraçar a temática da Semana de Oração, a Reju também busca nos colocar diante de nossa vivência de espiritualidade. Uma pergunta pode nos instigar neste sentido: o modo como professamos o Cristo nos leva para caminhos de intolerância e fundamentalismos ou nos coloca no seguimento do amor e da prática da justiça? Ou: Acaso o modo que professamos o Cristo divide a nossa oikoumene, nos colocando mais sobre a arrogância e desejo de uma fé hegemônica ou nos lança à humildade do caminho solidário e mais humano, “nas trilhas do mundo, a caminho do reino”?

Com estas questões, a Reju entra nesta mobilização. Faça da Semana de Oração pela Unidade das Cristãs e dos Cristãos um espaço de reflexão, de celebração da fé e compromisso com uma sociedade mais fraterna.

Pelo direito à diversidade e liberdade religiosa!

Fonte: Rede Ecumênica da Juventude