DOAR AGORA

Terceiro encontro promove debate sobre Sistema Nacional de Comércio Justo e Solidário

Terceiro encontro promove debate sobre Sistema Nacional de Comércio Justo e Solidário
25 de novembro de 2014 zweiarts

Trinta e quatro integrantes de diferentes grupos da Rede de Comércio Justo e Solidário, da FLD, reuniram-se em Porto Alegre (RS), na segunda-feira, 24 de novembro, para debaterem o Sistema Nacional de Comércio Justo e Solidário. O encontro, terceiro a ser realizado este ano, contou com a assessoria da coordenadora da Plataforma Faces do Brasil, Rosemary Gomes, que contextualizou a constituição e trajetória do comércio justo no país. A abertura foi feita pela secretária executiva da FLD, Cibele Kuss. O pastor sinodal Altemir Labes, do Sínodo Nordeste Gaúcho, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, esteve na parte da manhã, quando saudou a iniciativa e fez algumas dinâmicas com o grupo. O Sínodo Nordeste Gaúcho é um grande parceiro da FLD na rede.

Na parte da tarde, além do debate, as e os participantes avaliaram as atividades desenvolvidas pela Rede de Comércio Justo e Solidário ao longo do ano de 2014. “Ficamos felizes com os retornos”, disse a assessora técnica do projeto, Graziella Emmert. “Todas as avaliações foram positivas e mais propostas surgiram para o próximo ano.” No encerramento do evento foi servido um coquetel com produtos, na sua maioria agroecológicos, para comemorar os avanços e preparar-se para novos desafios.

Espaços de aprimoramento

Uma das propostas da Rede de Comércio Justo é a formação, por meio de encontros , das e dos participantes dos grupos que a integram. Além da discussão sobre diferentes temas, é um espaço de partilha de experiências e fortalecimento da atuação do grupo, e de como inserir a proposta na rede.

O primeiro encontro aconteceu no dia 12 de março, com o tema Relações de Gênero e Economia Solidária, apresentado pela coordenadora da Oficina de Paramentos, Karen Cristina Grundzins, de São Paulo (SP). O segundo, no dia 6 de agosto, contou com a participação do teólogo Dr. André Musskopf, professor e pesquisador da Faculdades EST, de São Leopoldo (RS), que trabalhou o tema Solidariedade e Relações Interpessoais.

Outras iniciativas em termos de formação se deram através de oficinas, como a de Comunicação, no dia 30 outubro, no Colégio Dohms, em Porto Alegre (RS) – que também integram a iniciativa Educação para a Solidariedade, da FLD.