DOAR AGORA

22ª Feira do Cooperativismo é palco de lançamentos e premiações

22ª Feira do Cooperativismo é palco de lançamentos e premiações
22 de julho de 2015 zweiarts

A FLD, através da Rede de Comércio Justo e Solidário – RCJS, participou da  22ª Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop) e 11ª Feira Latino Americana de Economia Solidária. O evento realizado em Santa Maria nos dias 10, 11 e 12 de junho, foi palco do lançamento do selo brasileiro de Comércio Justo e Solidário, que irá identificar os produtos que possuem o processo produtivo da Economia Solidária, e também da Cartilha do Passo a Passo do Cadastro de Empreendimentos Econômicos e Solidários. 

Além das vendas de produtos da agricultura familiar agroecológica, agroindústrias e artesanato, oficinas, seminários e debates, a feira também foi cenário da 11ª Caminhada Ecumênica e Internacional pela Paz e Justiça Social.

Um dos principais marcos foi a entrega do Prêmio BNDES de Boas Práticas em Economia Solidária à 48 iniciativas de todo o Brasil. A FLD, prestigiou o evento, e se fez presente nas diversas atividades promovidas pelo Fundos Solidários da Região Sul do Brasíl. 

O evento é referência em economia solidária internacionalmente e recebe expositores e voluntários de diferentes países. Além da América Latina, pessoas da Alemanha, Áustria, China, Espanha, Hungria, Itália, Nicarágua e Senegal participaram desta edição. No total, cerca de 245 mil visitantes estiveram presentes nesta Feicoop com representação dos 27 estados brasileiros e 556 municípios. A Feira também contou com a participação de 27 Fóruns Estaduais de Economia Solidária, Fórum Brasileiro de Economia Solidária e mais de 800 grupos expositores.

A 23ª edição da Feira do Cooperativismo, no ano que vem, já tem data: será do dia 8 ao dia 10 de julho.