DOAR AGORA

Aniversário da FLD: 15 anos vivendo Diaconia Transformadora

Aniversário da FLD: 15 anos vivendo Diaconia Transformadora
17 de julho de 2015 zweiarts

Criada em 2000, por decisão do Conselho da IECLB, a Fundação Luterana de Diaconia (FLD) apoia projetos, por meio do Programa de Pequenos Projetos, e acompanha parceiros estratégicos – o Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (CAPA), o Conselho de Missão entre Povos Indígenas (Comin) e o Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) –. Além disso, coordena e executa iniciativas, como a exposição Nem tão Doce Lar, a Rede de Comércio Justo e Solidário e o Projeto Pampa. São 15 anos de atuação pública no Brasil, completados no dia 17 de julho, data oficial de seu aniversário, e celebrados com uma série de ações e de atividades.

E vai ter festa! Reserve as datas:

  • No dia 30 de setembro, haverá uma Celebração de Ação de Graças pelos 15 anos da FLD, às 19h, na Paróquia Matriz / IECLB, Rua Senhor dos Passos, 202, no centro de Porto Alegre (RS).
  • No dia 1º de outubro, a proposta é um ótimo debate no Seminário Diaconia Transformadora e Direitos Humanos – FLD + 15 anos de desafios, das 9h às 17h, na Inspetoria Nossa Senhora Aparecida, Rua Gonçalo de Carvalho, 390, no bairro Moinhos de Vento, Porto Alegre (RS).

Todas estão convidadas e todos estão convidados para participar destes momentos de profunda sororidade e fraternidade pela vida da FLD.

Inspiração para continuar a caminhada

A secretária executiva da FLD, Cibele Kuss, usa o texto de João 12.47 como inspiração para a continuidade da caminhada da FLD. Leia abaixo:

Se uma pessoa ouvir as minhas palavras, e não as guardar, eu não a julgo; porque eu não vim para julgar o mundo, e sim para salvá-lo. João 12.47

“Celebrar esta data em 2015 nos compromete e desafia a refletir nossa atuação, neste contexto atual de fundamentalismos e de apologia ao ódio, na perspectiva da diaconia transformadora, incentivada à reflexão política e teológica sobre seu chamado e mandato profético. Também é tempo para se inspirar e conspirar o horizonte de utopias para os próximos 15 anos.

As sensíveis e sábias palavras diaconais de Jesus em João 12.47, no contexto do Evangelho de João, em que os territórios e comunidades estavam subjugadas ao modo operandi do império romano, pautado nas violações de direitos para o enriquecimento das elites, inspiram a continuidade da caminhada da FLD. Pelo menos duas coisas permeiam a ideia de salvação do mundo no evangelho de João: a partilha (João 6) e a diaconia (João 13).

Queremos celebrar, renovando nossa força para fazer diaconia com incidência, ousadia, parcerias, amor, fé e contribuir para o bem viver com mais partilha, diversidades, direitos e protagonismo dos pobres, sem preconceitos e sem julgamentos.

Somente o amor pode ter a palavra final.  Estamos em festa e queremos compartilhar este sentimento com todas as pessoas que sonham e acompanham a FLD, e desafiar outras pessoas a compor parceria conosco, em processos de diaconia transformadora.”