DOAR AGORA

Artesanato com materiais naturais valoriza identidade do Pampa

Artesanato com materiais naturais valoriza identidade do Pampa
26 de fevereiro de 2015 zweiarts

A produção de luminárias, biojóias e produtos decorativos por meio de técnicas artesanais foi tema de oficina promovida no dia 28 de janeiro de 2015, pela FLD/Projeto Pampa, no Assentamento Santa Maria do Ibicuí (RS). O diferencial da proposta é a confecção de peças que utilizem de forma responsável materiais naturais do Bioma Pampa, como cipó, bambu, madeira e sementes, para geração de renda integrada à conservação ambiental. Sua realização contou com apoio da Emater/RS  de Manoel Viana e da Associação dos Produtores de Arroz Orgânico do Capão do Bugio (Aprao)/Assentamento Santa Maria do Ibicuí.

Conduzida pela artesã e oficineira Caiena Mistrelo Lubianca e pelo artesão e oficineiro Vitor Ecker, do “Atelier Verde e Arte” de Porto Alegre (RS), a Oficina de Artesanato com Materiais Naturais reuniu 24 pessoas do Assentamento Santa Maria do Ibicuí e da Associação de Artesãos de Manoel Viana.

A atividade está contemplada como uma das estratégias de geração de renda com potencialidade de conservação e de valorização da  identidade do Bioma Pampa, identificadas a partir de encontros de diagnóstico socioambiental participativo, com ênfase no reconhecimento de demandas, potenciais e interesses dos grupos envolvidos no projeto.