DOAR AGORA

Ato público pede reativação do contrato de coleta seletiva solidária em Rio Pardo

Ato público pede reativação do contrato de coleta seletiva solidária em Rio Pardo
13 de julho de 2015 zweiarts

Inúmeras entidades, organizações e grupos, junto com o Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), encaminharam carta ao prefeito Fernando Henrique Schwanke, da cidade de Rio Pardo (RS), pedindo que este reconsidere a decisão de finalizar o contrato de coleta seletiva solidária com a Cooperativa de Catadoras e de Catadores de Rio Pardo (Coocamarp). O encerramento do contrato, existente desde 2011, põe em risco o sustento das inúmeras famílias que sobrevivem desta atividade.

“A COOCAMARP, que iniciou sua organização em 1999 e se formalizou em 2011, tem colaborado com a preservação ambiental, a saúde e a limpeza pública da cidade de Rio Pardo. Desde 2011 realiza a coleta seletiva solidária porta a porta, conforme estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos, dentro do modelo de gestão integrada de resíduos sólidos, efetivando a inclusão social e econômica de catadoras e catadores de materiais recicláveis”, diz o texto da carta.

“Consideramos que o corte do convênio entre a Prefeitura e a COOCAMARP está em desacordo com a lei 12.305/2010 – que define a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Esta interrupção está desestruturando e ameaçando o sustento das famílias das cooperadas e cooperados. Enquanto entidades de apoio, vemos ameaçadas as condições dignas de trabalho e de remuneração das catadoras e dos catadores de materiais recicláveis, assim como a perspectiva de incluir mais catadoras e catadores na cooperativa”.

Uma mobilização em apoio às catadoras e aos catadores e suas famílias e à COOCAMARP está marcado para amanhã, dia 14, em Rio Pardo.