DOAR AGORA

Catadoras e catadores de Uruguaiana inauguram central de triagem

Catadoras e catadores de Uruguaiana inauguram central de triagem
18 de junho de 2015 zweiarts

Mais uma vitória para catadoras e catadores do município de Uruguaiana (RS), com a inauguração, no dia 24 de abril de 2015, da Central de Triagem da Associação de Catadoras e de Catadores Amigos da Natureza (Aclan), que realiza Coleta Seletiva Solidária por meio de contrato com a prefeitura. O espaço servirá para a separação, pesagem e organização dos materiais coletados porta a porta pelas catadoras e pelos catadores, e faz parte do programa de fechamento do lixão no município.

A organização do evento esteve a cargo da Fundação Luterana de Diaconia, que desenvolve trabalho com o Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis e acompanha o processo em Uruguaiana, com a Aclan, há alguns anos. A construção da central – terreno, materiais e equipamentos – recebeu apoio do Governo Estadual, da Prefeitura Estadual e do Governo Federal.

Estiveram presentes no evento diversas autoridades, entre as quais a presidenta da Aclan, Maria Tugira de Souza, as representantes da FLD, Marluí Tellier e Ângela Costa, o prefeito Luiz Augusto Schneider, a vice-prefeita Nerai Kaufmann, o secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Jorge Prestes Lopez, e o secretário de Meio Ambiente, Vitor Gediel Machado.

O apoio da FLD a catadoras e catadores em Uruguaiana se dá por meio do Projeto Pampa e do Projeto Catadoras e Catadores em Rede, este com patrocínio do Programa Petrobras Socioambiental.