DOAR AGORA

Catadoras e catadores promovem passeata em favor da Coleta Seletiva Solidária

Catadoras e catadores promovem passeata em favor da Coleta Seletiva Solidária
16 de novembro de 2015 zweiarts

No dia 11 de novembro, integrantes do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) promoveram uma manifestação, no centro histórico de Porto Alegre (RS), pela Coleta Seletiva Solidária. A marcha terminou no Palácio do Governo, onde representantes do movimento foram recebidas e recebidos para tratar do assunto.

Outro tema da manifestação foi a ameaça de o município de Cachoeirinha adotar a incineração de lixo, ao invés de contratar a cooperativa local de catadoras e catadores. Além de ser uma tecnologia cara, causa graves danos ambientais, comprovados em outros países, e um alto custo social.

O grupo de manifestantes saiu após o seminário Catadoras e Catadores em Rede: fortalecendo a Reciclagem Popular, promovido pela FLD, em parceria com o MNCR e patrocínio do Programa Petrobras Sociambiental. O avanço de catadoras e catadores no Brasil, na contratação de prestação de serviços e o fortalecimento das redes solidárias foram alguns dos temas apresentados no evento.

A proposta foi  discutir sobre o atual cenário no estado e no país e avaliar o que houve em termos de avanços e quais são os desafios, especialmente no que se refere à gestão de resíduos sólidos, beneficiamento e comercialização em redes. 

Fotos: Thaís Kunrich