DOAR AGORA

CEDH publica nota de solidariedade e desagravo pela morte das meninas Kaingang no RS

CEDH publica nota de solidariedade e desagravo pela morte das meninas Kaingang no RS
20 de outubro de 2015 zweiarts

O Conselho Estadual de Direitos Humanos do Rio Grande do Sul (CEDH-RS), do qual a FLD faz parte, divulgou nota de desagravo e solidariedade às famílias das adolescentes e uma menina indígenas, da Comunidade Kaingang Jamã Tÿ Tãnh, em Estrela (RS): Chaiane Soares Lemes (15), Franciele Dos Santos Soares (14) e Thais Soares Lemes (9), foram mortas , na BR 386, e Anelize Soares Lemes (13), irmã de Chaiane e de Thais, está hospitalizada em estado grave.

“Atento ao contexto de profunda violação, criminalização e preconceito contra etnias indígenas no Brasil, O Conselho Estadual de Direitos Humanos do Rio Grande do Sul (CEDH-RS) acompanha violações que envolvem comunidades indígenas no estado do Rio Grande do Sul e vem manifestar sua solidariedade às famílias das duas adolescentes e uma menina indígenas, da Comunidade Kaingang Jamã Tÿ Tãnh, em Estrela, RS, Chaiane Soares Lemes (15), Franciele Dos Santos Soares (14) e Tais Soares Lemes (9). A irmã de Chaiane e de Tais, Anelize Soares Lemes (13) está hospitalizada em estado grave”, diz o documento.

“O problemático contexto de duplicação da BR 386 provocou a constituição de aldeamentos ao longo da rodovia, impactos ambientais, sociais, culturais e econômicos ainda não acolhidos e resolvidos pelos órgãos e autoridades competentes.

Este Conselho reitera que as autoridades devem investigar com rigor e transparência o ocorrido e proceder à punição dos responsáveis, acompanhamento e indenização às famílias e o encaminhamento urgente de políticas públicas que efetivem os direitos constitucionais garantidos às comunidades indígenas, na Constituição de 1988, em seu Capítulo VIII, art. 231”.

O documento encontra-se abaixo, para download.

Foto: Tadeu Vilani/Agencia RBS