DOAR AGORA

Comitiva da Igreja Evangélica na Alemanha conhece trabalho da FLD

Comitiva da Igreja Evangélica na Alemanha conhece trabalho da FLD
14 de maio de 2015 zweiarts

“Estivemos na Índia e no Egito, conhecendo experiências com catadoras e catadores, e podemos dizer que o desenvolvimento que vimos aqui na cooperativa é impressionante. Vocês estão de parabéns”, disse a vice-presidenta no Gabinete da Igreja Evangélica na Alemanha (EKD) bispa Petra Bosse-Huber, no dia 12 de maio, durante visita à Cooperativa de Catadores de Gravataí  (Cootracar), parceira da FLD.

Bosse-Huber participa de uma comitiva da Igreja Evangélica na Alemanha (EKD), integrada ainda pelo vice-presidente do Conselho da EKD, bispo Jochen Bohl, pelo vice-presidente no Gabinete da EKD, Dr. Thies Gundlach, pelas conselheiras Dra. Elisabeth Gräb-Schmidt e Dra. Gesine Weinmiller, pelos conselheiros Dr. Fidon Mwombeki e Uwe Michelsen e pela conselheira-mor e secretária para América central e América do Sul, Friederike Deeg.

Bispo Jochen Bohl também se surpreendeu com o trabalho das catadoras e dos catadores. No entanto, lamentou que “uma atividade tão difícil seja tão mal remunerada”.

O grupo, em viagem oficial no Brasil e Argentina, foi recebido em Porto Alegre (RS) pela Presidência e Secretaria Geral da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), seguindo depois para a FLD e para Gravataí. Acompanhadas e acompanhados pela secretária executiva da FLD, Cibele Kuss, e pela assessora de projetos na área de Justiça Socioeconômica, Angelique van Zeeland, as visitantes e os visitantes puderam conhecer o trabalho de separação dos materiais, de prensagem, o espaço e os equipamentos que serão utilizados na futura unidade de beneficiamento de plástico (PP e PE) e o pavilhão de serviços gerais. A visita foi finalizada com uma conversa, no escritório da Cootracar.

“Nosso empenho é que cada vez mais, mais pessoas possam fazer parte da cooperativa”, disse a catadora Ivanir dos Santos. Nessa perspectiva, a Cootracar já está promovendo formação para catadoras e catadores do município.