DOAR AGORA

Conferência dos Direitos da Mulher reúne quase 400 participantes em Uruguaiana

Conferência dos Direitos da Mulher reúne quase 400 participantes em Uruguaiana
16 de setembro de 2015 zweiarts

A 1ª Conferência dos Direitos da Mulher realizada em Uruguaiana (RS), no dia 16 de setembro, teve como tema central a discussão das Políticas Públicas para as Mulheres. Organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e pelo Gabinete da vice-prefeita, a conferência foi uma das etapas preparatórias para V Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, marcada para os dias 7 e 8 de novembro, em Porto Alegre.

Das 390 mulheres participantes, nove foram catadoras da Associação de Catadoras e Catadores Amigos da Natureza (Aclan), junto com a assessora de projetos da FLD, Patrícia Rodriguez. A participação se deu por intermédio do projeto Mulher Catadora é Mulher que Luta, executado pela FLD e financiado pela União Europeia.

O encontro oportunizou a discussão referente às temáticas que envolvem as mulheres na busca por direitos, o reconhecimento igualitário e, principalmente, o enfrentamento a violência doméstica.

Quatro eixos foram colocados para discussão: a contribuição dos conselhos dos direitos da mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para efetivação da igualdade e de direitos e oportunidades para mulheres em sua diversidade e especificidades; estruturas institucionais e políticas desenvolvidas para mulheres no âmbito municipal, estadual e federal; sistema político com participação das mulheres e igualdade; e sistema nacional de políticas para as mulheres.

A representante da FLD, Patrícia Rodriguez, falou sobre o projeto Mulher Catadora é Mulher que Luta, especialmente vinculando-o ao quarto item, reforçando a necessidade do fortalecimento das redes de atendimento e das parcerias na superação da violência contra as mulheres.

Após as discussões em grupo, foi realizada a eleição das delegadas que participaram da conferência estadual. Maria Tugira, coordenadora da Aclan, foi a mais votada, com 48 votos.