DOAR AGORA

Conselho de Economia Solidária do RS busca garantir aplicação de políticas públicas

Conselho de Economia Solidária do RS busca garantir aplicação de políticas públicas
7 de abril de 2015 zweiarts

A existência do Conselho Estadual de Economia Solidária do RS (Cesol) e uma série de políticas públicas já conquistadas estão ameaçadas, depois da extinção da Secretaria da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sesampe) pelo governo Sartori. Na atual gestão, a área de empreendimentos solidários foi alocada na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciências e Tecnologia.

Preocupadas e preocupados com a continuidade das políticas públicas dirigidas à área e com a existência do próprio Cesol, conselheiras e conselheiros encaminharam uma solicitação de audiência junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia no final de fevereiro, sem nenhuma resposta desde então.

Articulação política

Neste contexto, criou-se uma comissão de articulação política, integrada pela representante da Avesol, Daniela Pimentel, da Incubadora da PUC, Anelise Adam, de empreendimentos econômicos solidários ligados ao Fórum Gaúcho de Economia Popular e Solidária (Fgeps), Suziane Gutbier e Cacilda Barcelos, e da FLD, Angelique van Zeeland. Na sua primeira reunião, no dia 12 de março, em Porto Alegre (RS), na sede da FLD, a comissão articulou com a Coordenação Ampliada do Fórum Gaúcho de Economia Popular Solidária (Fgpes) a realização de uma plenária ordinária do Cesol, que aconteceu no dia 18 de março, em Porto Alegre (RS). “O momento é de preocupação, e precisamos estar todas e todos articulados”, afirmou Angelique.

Na plenária do dia 18, em Porto Alegre (RS), mais uma vez o tema central foi a continuidade das ações acordadas em 2014. O orçamento já havia sido previsto e a realização das atividades deveria ser garantida pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.

Uma próxima reunião do conselho ficou marcada para o dia 22 de abril, com o representante da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), Valmor Schiochet. Na oportunidade, será retomada a finalização e encaminhamentos referentes ao Plano Estadual de Economia Solidária, elaborado na III Conferência Estadual de Economia Solidária, realizada em junho de 2014.