DOAR AGORA

Consulta busca refletir sobre papel transformador da Reforma por meio da Educação

Consulta busca refletir sobre papel transformador da Reforma por meio da Educação
20 de novembro de 2015 zweiarts

Teve início nesta quinta-feira, 19, na Faculdades EST, em São Leopoldo (RS), a consulta internacional Reforma – Educação – Transformação, com o objetivo de  refletir sobre como a Reforma Luterana contribuiu, via educação, para a transformação da sociedade. O evento, que vai até o dia 23, e acontece a partir do contexto da afixação das 95 teses de Martinho Lutero, em 1517.

Especialistas representantes de igrejas, de organizações da sociedade civil, teólogas e teólogos, pastoras e pastores e ativistas sociais da América Latina, África, Ásia, América do Norte e Europa participam do encontro. Além da consulta no Brasil, que segue até o dia 23, haverá uma segunda, de 18 a 23 de maio de 2016, na Alemanha, com o mesmo objetivo. 

Dentro contexto do evento, sete grupos vieram a Porto Alegre (RS) e arredores, no dia 20, para visitar e conhecer trabalhos sociais na perspectiva da Diaconia Transformadora, de organizações e projetos parceiros da Fundação Luterana de Diaconia: a Cooperativa de Trabalho Mista Solidária Utopia e Luta (Coopsul), Centro Diaconal Evangélico Luterano (Cedel), Associação dos Produtores da rede Agroecológica Metropolitana (RAMA), Associação do Quilombo dos Alpes Dona Edwirges, Mercado Público de POA, Casa da Economia Solidária, Empreendimento Econômico Solidário (Ecopapel), Coletivo Plural Feminino e Cooperativa de Trabalhadores e Justa Trama. 

As consultas internacionais são organizadas por Bread for the World, a Association of Protestant Churches and Missions in Germany (EMW), Faculdades EST, Francke Foundations e a University of Halle, em cooperação com o World Council of Churches (WCC) e outros parceiros ecumênicos. 

Mariana Bastian Tramontini/Faculdades EST com a Assessoria de Comunicação da FLD
Foto: visita ao Coletivo Feminino Plural