DOAR AGORA

Cooperativas e associações promovem planejamento estratégico participativo

Cooperativas e associações promovem planejamento estratégico participativo
23 de dezembro de 2015 zweiarts

O fortalecimento das associações e cooperativas, previsto no projeto Mulher Catadora é Mulher que Luta, passa também por ações de planejamento, divididas em dois momentos: o Planejamento Estratégico Participativo (PEP) 1, quando são identificadas necessidades e desafios em termos operacionais e administrativos, e o PEP 2, para traçar caminhos e formas possíveis de fazer avançar o trabalho. Ao final das etapas de planejamento, um plano de gestão será produzido para as organizações que participam diretamente do projeto.

Entre as cooperativas que já passaram pelas etapas de planejamento, estão: a Ascat, a Coopertinga e a ACCAT, localizadas em Porto Alegre (RS); a Torotama, de Alvorada; a Acra, de São Francisco de Assis; a Coocarsal, de Alegrete; a Cocamarp, de Rio Pardo; a Cocari, de Cachoeira do Sul; e a Comcreal, de Encruzilhada. Ao todo 154 catadoras e catadores participaram desta atividade.

Além do PEP, a equipe trabalhou na elaboração do plano de trabalho para a coleta seletiva solidária do Município de Alegrete, em diálogo com o poder público local, e na atualização do plano de trabalho da Aclan, em Uruguaiana, que já realiza a coleta seletiva solidária desde julho de 2014.