DOAR AGORA

Diaconia transformadora: compromisso com transformação social, econômica e política

Diaconia transformadora: compromisso com transformação social, econômica e política
16 de abril de 2015 zweiarts

No dia 19 de abril, a Fundação Luterana comemora, junto com a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, o Dia Nacional da Diaconia, lembrando a importância fundamental da diaconia transformadora.

Como todos os anos, a data acompanha o Tema da IECLB, que em 2015 é Igreja da Palavra, chamad@s para comunicar. A diácona Irma Schrammel, que atua no Centro Social Heliodor Hesse, em São Paulo (SP) e é conselheira da FLD representando o Sínodo Sudeste, escreve um dos textos motivadores, intitulado Chamad@s para comunicar e exercer diaconia transformadora.

“A FLD se reconhece nas palavras da diácona Irma e atua na perspectiva da diaconia transformadora”, afirmou a secretaria executiva da FLD, Cibele Kuss. A proposta é concretizada por meio de ações de incidência pública, política e profética para a superação de injustiças, violências e desigualdades, por convicção evangélica-diaconal. “Cremos e afirmamos que Deus é amor (I João 4.8), incondicional, livre de preconceitos e exclusões, amor que liberta e transforma”, disse ainda Cibele.

Leia parte do texto de Irma Schrammel:

“O entendimento da realidade social é necessário para pensar ações diaconais que gerem transformação social, econômica e política. Para promover estas transformações, não estamos sozinhos, pois há parceria com outras instituições e grupos que têm o mesmo objetivo: proporcionar vida digna para todas as pessoas.

A instituição na qual atuo (Centro Social Heliodor Hesse) também busca exercer a dimensão política da diaconia por meio da participação nos conselhos de direitos do município de Santo André (SP). Junto a representantes de outros setores da sociedade, pensamos e articulamos ações de prevenção à violência, de acesso à educação, à saúde, ao saneamento básico. Nestes espaços, a partir do Evangelho, a nossa participação também questiona leis e estruturas que oportunizem e favoreçam a discriminação e a exclusão.

A Diaconia de Jesus é tão profundamente transformadora, que se, adotada por cada pessoa, por cada família, por comunidades, por instituições, por micro e macro ambientes, pode criar relações sociais totalmente novas, um paraíso terrestre, uma verdadeira “sociedade diaconal”.

O texto na íntegra e outros subsídios para o Dia Nacional da Diaconia estão disponíveis no Portal Luteranos, em http://www.luteranos.com.br/textos/dia-nacional-da-diaconia-2015-subsidios-para-culto-e-reflexao