DOAR AGORA

Edital da IECLB para apoio a projetos

Edital da IECLB para apoio a projetos
28 de agosto de 2015 zweiarts

Objetivo

A Secretaria Geral da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) abre edital com o objetivo de apoiar projetos de comunidades, paróquias, sínodos e instituições confessionalmente vinculadas que visam possibilitar ações de diaconia inclusiva e transformadora.

O apoio a projetos tem por base a Missão da IECLB, que é Propagar o Evangelho de Jesus Cristo, estimulando a sua vivência pessoal na família e na comunidade e promovendo a paz, a justiça e o amor na sociedade brasileira e no mundo, e está igualmente ancorado na Visão da IECLB, que é Ser reconhecida como igreja de comunidades atrativas, inclusivas e missionárias, que atuam em fidelidade ao evangelho de Jesus Cristo, destacando-se pelo testemunho do amor de Deus, pelo serviço em favor da dignidade humana e pelo respeito à criação.

O Plano de Ação Missionária da IECLB (PAMI) é o resultado de um esforço coletivo e participativo na IECLB, e por isso um referencial importante também no processo de elaboração, execução, monitoramento e avaliação de projetos.

O PAMI desperta a Igreja para a importância do planejamento da ação missionária e promove espaços de reflexão sobre processos de gestão. Por isso, o PAMI – por sua metodologia e pela teologia que o sustenta – é o referencial básico para análise e resposta às demandas apresentadas pelos projetos enviados à Secretaria Geral da IECLB.

O PAMI promove a unidade da igreja. A metodologia reflete a intencionalidade de facilitar e realizar planejamento focado na missão da IECLB e orientado por objetivos comuns. Motiva a reflexão teológica sobre missão e propõe a utilização do planejamento como instrumento de gestão.

O objetivo geral do PAMI, de ampliar e consolidar a ação missionária da IECLB, articula-se em quatro objetivos específicos: evangelização, comunhão, liturgia e diaconia. Estes se relacionam com os eixos transversais da educação cristã contínua, da sustentabilidade e da comunicação. É a partir destes objetivos e destes eixos transversais que os projetos serão analisados e avaliados.

Que tipo de projeto será apoiado a partir deste Edital?

Projetos que enfocam o trabalho de comunidades, paróquias, sínodos e instituições da IECLB para “praticar a misericórdia e a justiça”. Contempla os projetos que, alicerçados no planejamento missionário,

a) Promovam capacitação teológica, técnica e operacional das equipes que trabalham na área diaconal;

b) Fomentem o desenvolvimento institucional e a sustentabilidade das organizações diaconais, incluindo o fortalecimento de atuação em redes e a mobilização de recursos;

c) Proporcionem atendimento direto a crianças e adolescentes em situação de pobreza e a pessoas idosas em situações de abandono e sofrimento;

d) Visem a sensibilização e a capacitação para a inclusão de pessoas com deficiência e com necessidades especiais, incluindo as diferentes formas de acessibilidade;

e) Promovam a capacitação para o apoio em situações de calamidades, catástrofes e emergências.

São requisitos para seleção e análise dos projetos:

Parecer do Conselho Sinodal;

Projetos elaborados a partir do roteiro para elaboração de projetos.

Previsão orçamentária coerente com plano de ações do projeto.

O prazo de execução de cada projeto deverá ser de até um ano, contados a partir de 01/janeiro/2016, podendo ou não ter o tempo de execução prorrogado.

Que o valor solicitado não ultrapasse 65% do valor total do projeto.

Não serão apoiados projetos que não estejam de acordo a este edital e encaminhados fora do prazo.

Para onde enviar o seu projeto?

Enviar para o endereço eletrônico: secretariageral@ieclb.org.br, aos cuidados do Núcleo de Projetos.

O que acontece com o projeto depois que é encaminhado à Secretaria Geral?

A equipe do Núcleo de Projetos examinará o projeto em conjunto com a Secretaria da Ação Comunitária e, se preciso, solicitará à organização proponente novas informações ou esclarecimentos sobre a proposta. O conjunto de projetos será encaminhado e analisado pela Conferência de Secretários e Secretárias e Presidência – CONSEC, que tomará a decisão ou encaminhará para a instância decisória, Diretoria do Conselho da Igreja ou pleno do Conselho.

Como saber se o projeto foi aprovado?

A comunicação de aprovação ou não do projeto será enviada para o endereço eletrônico da organização proponente, com cópia ao respectivo Sínodo até 30 de outubro de 2015.

Calendário e prazos:

Abertura do Edital (início do prazo de encaminhamento de projetos) – 13 de agosto de 2015

Encerramento do Edital (prazo final de encaminhamento de projetos)  – 13 de setembro de 2015

Divulgação dos projetos aprovados – 30 de outubro de 2015

Repasse do recurso financeiro/ Início da execução dos projetos selecionados / Mediante disponibilidade.

  Acompanhamento e avaliação: 

O acompanhamento dos projetos será feito pelo respectivo Sínodo com a assessoria da Secretaria da Ação Comunitária e do Núcleo de Projetos, por meio de contatos via e-mail, contatos telefônicos, visitas in loco, fotos, relatórios narrativos e relatórios financeiros.

Permanecem dúvidas? 

Escreva para coordenacaoprojetos@ieclb.org.br

O roteiro para elaboração de projetos do edital está disponível em www.luteranos.com.br